A partir desta segunda-feira, 18 de agosto, até o próximo dia 24, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim acolherá, em espírito de fé e devoção, as relíquias de primeiro grau de São Vicente de Paulo, santo conhecido por sua entrega ao serviço dos pobres e pela fundação da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade.
Hoje, as relíquias chegam à Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alegre, no período da tarde, por volta das 14h. Elas permanecerão expostas na Igreja Matriz, onde os fiéis poderão realizar momentos de oração e veneração pessoal.
Como ponto central da acolhida, haverá Santa Missa às 19h, reunindo toda a comunidade paroquial e visitantes em um momento de profunda espiritualidade.
Em preparação para este momento, o pároco dirigiu-se aos fiéis com um convite especial:
“Amados irmãos e irmãs em Cristo, quero fazer um convite muito especial para todos vocês. A nossa paróquia irá se alegrar com a visita das Relíquias de São Vicente de Paulo, as Relíquias de primeiro grau deste santo de tamanha importância espiritual para a nossa Igreja. As Relíquias estarão aqui em nossa Igreja Matriz. A Igreja ficará aberta para a veneração e oração das mesmas. Lembrando que nessa segunda, às 19 horas, também teremos uma Santa Missa para que a nossa comunidade paroquial possa ter esse momento de vivenciar a espiritualidade tão profunda que nos traz então São Vicente de Paulo. Essas Relíquias estão peregrinando por todo o mundo por ocasião dos 400 anos do nascimento da Congregação dos Lazaristas. Toda a família vicentina de nossa paróquia é convidada a estar nesse momento tão especial. E a você, caro irmão, fiel, é oportunidade para renovar e aumentar ainda mais a sua espiritualidade, pois São Vicente de Paulo é esse exemplo para nós de serviço, de sensibilidade, sobretudo de entrega ao próximo. Que Deus abençoe a todos e que esse momento possa ser um momento de muitas bênçãos para todos nós.”
As relíquias são uma costela de são Vicente de Paulo, um fragmento de uma túnica litúrgica usada pelo santo e uma carta escrita por são Vicente de Paulo a santa Luísa de Marillac em maio de 1630.
Na manhã do dia 19 de agosto, após um momento de oração e despedida, as relíquias seguirão em peregrinação para a Paróquia de Iúna, dando continuidade ao roteiro pela Diocese. Um cortejo acompanhará essa partida, convidando os fiéis a participarem dessa manifestação de fé.
A peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo pela Diocese é um marco especial para toda a Igreja local, trazendo aos fiéis a oportunidade de renovar a devoção, fortalecer a espiritualidade vicentina e se inspirar na vida de caridade e serviço que marcou o santo patrono das obras sociais.