Centenas de féis participaram neste domingo, 14 de julho, da tradicional Missa das 5h30 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, interior de São Paulo. A celebração religiosa aconteceu no altar central do maior Santuário Mariano do mundo e a segunda maior Igreja Católica do planeta e contou com a participação de dois representantes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim: Padre José Carlos Ferreira da Silva e o diácono Walber dos Santos Almeida.
Walber é diácono permanente na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Cachoeiro, e Assessor diocesano para Pastoral da Comunicação (Pascom). O clérigo conta que servir no Santuário Nacional foi uma experiência inesquecível. “Meu sentimento é único e grandioso. Me senti acolhido no colo da mãe que se faz acessível e, também nos torna acessíveis ao seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo”, expressou emocionado.
A Eucaristia foi presidida pelo reitor da Basílica, padre Carlos Eduardo Catalfo, e co-celebrada pelo Vigário Episcopal para a Comunicação da Diocese de Cachoeiro, Padre José Carlos Ferreira da Silva – pároco na Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha). Outros presbíteros também serviram no altar. “A atmosfera de devoção e espiritualidade foi tangível, unindo todos em uma experiência profunda de fé e adoração”, expressou.
Ordenado em abril deste ano (2024), Walber foi o responsável pela proclamação do evangelho. Um momento de grande emoção, segundo o diácono. “A celebração da missa neste local sagrado é um testemunho vivo da fé e da comunhão da Igreja Católica, onde cada fiel pode sentir-se mais próximo de Deus por intermédio da Virgem Maria. Proclamar o Santo Evangelho no Santuário, ficará para sempre gravada na minha memória e coração, pois tudo o que testemunhei reflete a grandiosidade e a misericórdia de Deus através do carinho maternal de Maria.”
Os clérigos diocesanos de Cachoeiro estiveram presentes em Aparecida por ocasião do 8º Encontro Nacional da Pascom que aconteceu de 12 a 14 de julho, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional. 20 comunicadores de diversas paróquias representaram o sul do Espírito Santo no evento.