“Chegou o dia de nos reunirmos e fazermos nosso grande ato de amor e solidariedade aos pequeninos do Reino”. Assim, o Vigário Episcopal para Ação Social da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Padre Evaldo Praça Ferreira, motivou os fiéis de todo o sul do Espírito Santo a participarem de forma generosa da Coleta Nacional da Solidariedade, no próximo domingo, 13 de abril. É nesta data que a Igreja Católica abre a Semana Santa com a celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.
Padre Evaldo recorda que a Igreja, em todo o Brasil, a partir da Coleta da Solidariedade, “ajuda-nos ao exercício da caridade”. E esse gesto deve atender neste ano aqueles que mais precisam.
‘Deus viu que tudo era muito bom’ (Gn 1,31), lema da Campanha da Fraternidade 2025 – Fraternidade e Ecologia Integral. “Venha fazer parte dessa grande corrente de homens e mulheres que querem fazer o bem. Sua oferta estará ajudando a Cáritas Diocesana – que acolhe a população em situação de rua (Casa de Passagem Santa Tereza de Calcutá); ajudará o Lar de Idosos João XXIII – presente na nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim; a Pastoral da Criança, a Pastoral do Menor, Pastoral Carcerária e tantas outras ações e iniciativas que acontecem em nossa igreja diocesana e, também, espalhadas por todo o Brasil”, motivou Padre Evaldo.
Coleta de Solidariedade
A Coleta Nacional da Solidariedade acontece todos os anos no Domingo de Ramos, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Os recursos arrecadados compõem o Fundo Nacional de Solidariedade, com 40% do total, e os Fundos Diocesanos de Solidariedade, com 60% dos recursos, para promover a sustentação da ação social da Igreja Católica no Brasil.
O Fundo Nacional e o Fundo Diocesano de Solidariedade destinam-se ao atendimento de ações e projetos sociais em território brasileiro. A aplicação dos recursos obedece rigorosamente aos eixos determinados em edital publicado a cada ano, bem como aos aspectos técnicos, administrativos e jurídicos. Exige ainda o acompanhamento das realidades sociais e humanitárias, da legislação brasileira e das orientações doutrinais da Igreja Católica no Brasil.