Centenas de fiéis se reuniram neste domingo, 06 de abril, para participar da “Caminhada Penitencial”, nas ruas da Cidade de Itapemirim, no litoral sul. A procissão, que ocorre há mais de 8 anos, tem 16 km de percurso, partindo da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim, em direção a comunidade de São Sebastião, em Palmital.
A procissão começou por volta das 05h, com a bênção aos peregrinos. O momento religioso foi conduzido por Frei Cleber Abel dos Santos, OFM.Cap, na porta da igreja matriz.
Após um momento de reflexão, os fiéis partiram em caminhada, e foram se encontrando, ao longo do caminho, com os outros. Durante o percurso, os peregrinos contaram com um carro de apoio, banheiros e distribuição de água e frutas. Apesar da chuva forte que caia, os católicos compareceram ao evento, e demonstraram determinação e fé.
Por volta das 08h20, os primeiros fiéis começaram a Palmital. De longe, era possível ver a multidão se aproximando da CEB. São Sebastião. Um “mar” de pessoas tomou conta das ruas da região.
O Frei Cleber, pároco local, presidiu a Celebração Eucarística de encerramento da Caminhada Penitencial, na quadra localizada na área externa da comunidade. Refletindo o Evangelho do dia (Jo 8,1-11), o religioso recordou a promessa de Jesus de conceder a honra da glória eterna àqueles dispostos a servi-lo.
Caminhada
A caminhada acontece no período da Quaresma, geralmente no terceiro domingo da celebração. A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, que, neste ano, ocorreu no dia 05 de março, e vai até a Semana Santa.
Este é o período que antecede a maior festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa. O período é reservado para a reflexão e a conversão espiritual.