Diácono Carlos Nascimento relata sua experiência de missão em nossa Igreja-Irmã
Entre os dias 22 de agosto a 4 de setembro, estiveram em missão em nossa Diocese Irmã de Santíssima Conceição do Araguaia (PA), o Padre Carlos Henrique Dias e o Diácono Carlos Caldonho Nascimento. Eles se uniram ao Padre Helder Salvador, Diácono Júlio de Sá e sua esposa Valma Aquino de Sá.
Em um relato dos momentos vividos neste período, o Diácono Carlos Nascimento contou sobre os sentimentos, a acolhida que recebeu e a experiência de missão na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no município de Piçarra.
“Eu, Diácono Carlos, relato com alegria os momentos que passamos naquela Paróquia (Nossa Senhora de Guadalupe), como um tempo de conhecimento e aprendizado, mas acima de tudo de felicidade, por conhecer mais uma parte de nossa Igreja que está espalhada pelo Brasil e também pelo mundo a fora.
Um povo que, com sua cultura local e seus costumes, fizeram nossos dias ficarem curtos diante de tanta acolhida e fraternidade. Em visita juntamente claro, com o nosso querido Pe. Helder, para as celebrações Eucarísticas nas 28 comunidades que fazem parte do Rebanho da Paróquia. Claro, não percorremos todas, mas uma boa parte. Pe. Helder está fazendo um belíssimo trabalho de Catequese Bíblica e uma ação devocional dentro do Ano Mariano a partir da visita de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia.
Uma comunidade que celebra sua vida, angustias, conquistas e alegrias. Mas os desafios são muitos, onde tudo ainda é precário na maioria das localidades, não no sentido econômico, mas de recursos físicos onde muitas coisas ainda dependem de outras localidades da região.
Mas acima de tudo uma comunidade forte que se une quando o Padre necessita fazer algo em prol da comunidade paroquial, onde o Pastor sabe apontar o caminho e todos se sentem seguros. Esta foi a sensação que senti. Uma alegria no rosto das pessoas em que tive contato, uma segurança em poder contar com a Igreja e o Sacerdote para tomarem as ações necessárias em função das ações pastorais. É visto com muita clareza também o quanto Pe. Alci (Moreira Dias) fez naquela região e o carisma que deixou no seio daquela Paróquia nos seus três anos que por lá passou, e claro, o quanto é querido por todos.
Percebi uma Igreja em saída, despojada e leve, sem conhecimento Eclesial ou Teológico, mas é a Eclésia de Cristo na íntegra, pois o essencial eles têm, a fé. Isso faz com que a missão naquele lugar se torne encantadora.
Não quero citar nomes de comunidades e nem de pessoas para não correr o risco de excluir alguém, mas alegra-me por ter participado da vida daquele povo, mesmo que por poucos dias.
Agradeço ao nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos, Pe. Helder Salvador, ao Diácono Júlio, a Valma e ao Pe. Walter Altoé, Pároco da Catedral São Pedro Apóstolo. Todo Diácono e Padre que tiver oportunidade de participar dessa ação, tenha certeza que ela será muito importante para a vida de nossa Igreja, tanto para nossa Diocese de Cachoeiro quanto para com aquela Igreja de Conceição do Araguaia”.
Ainda esta semana acompanhe a 2ª parte da entrevista do Departamento Diocesano de Comunicação com o Padre Helder Salvador.