Congresso Americano de Missionários termina hoje (24)

Nos últimos sete dias, Porto Rico, no Caribe, se tornou o epicentro das discussões missionárias no continente americano com a realização do 6º Congresso Americano de Missionários (CAM 6), que termina hoje, 24 de novembro. Representando o Brasil e, em especial, o Regional Leste 3 da CNBB, estão Amélia da Comunidade Epifania e membro da Comissão Missionária do Leste 3, e Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Neste sábado, quarto dia do Congresso, os missionários refletiram o eixo temático do envio missionário além-fronteiras.

“Precisamos correr o risco do encontro com o outro, passando da ansiedade da salvação para a calma da convivência; da presunção de quem quer ensinar à disposição de quem quer aprender”. A percepção do Pe. Estevão Raschietti, último conferencista deste 6º Congresso Missionário, aponta para uma nova proposta de saída, de uma Igreja integralmente missionária, voltada aos lugares remotos, mais esquecidos e desafiadores.

Já a conferência “Da América ao mundo e do mundo à América”, durante a manhã da última sexta-feira, iniciou lembrando que já há mais de 40 anos Puebla convidava a América Latina a sair em missão ad gentes. “Desde então, o que realmente foi feito?”, questionou. Ainda olhando ao passado, alertou sobre a colonização e a necessidade de um novo paradigma.

“Se a missão ad gentes foi colonial, não podemos condená-la em tudo e agora o recuo não parece ser uma solução razoável. Entretanto, é absolutamente preciso fazer memória diante dos crimes cometidos pelo colonialismo histórico e atual. Isso nos permite especialmente uma redefinição das relações de encontro entre os diferentes povos”, explicou o conferencista, completando que “Uma missão descolonizada é uma missão autenticamente pobre, missionária e pascal”.

Durante sua exposição, Pe. Estêvão também pontuou que hoje a realidade missionária mudou e o mundo se tornou uma imensa terra de missão. “Toda Igreja se tornou missionária, mas essa percepção esconde o risco de não reconhecermos as diversas situações que as Igrejas e os povos se encontram”, advertiu ele.

“Não se faz missão em qualquer lugar. Em primeiro acontece nas periferias territoriais, socioculturais e existenciais. Lugares longes do centro, de luta pela vida, de exclusão, marginalidade e transgressão. Em segundo, nas fronteiras: muros reais e cruéis para milhões de pessoas. E em terceiro lugar, até os confins da terra, fora de nossos mundos, cruzando fronteiras e ouvindo o chamado constante do dever evangélico de solidariedade, diálogo e abertura universal a todos os povos”, ressaltou Pe. Estêvão.

O Congresso Americano de Missionários é promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias e acontece a cada cinco anos, envolvendo todos os países da América Latina e Caribe. Este ano, com a presença de 62 representantes do Brasil, o evento reforça os laços de fraternidade e compromisso missionário entre as nações, renovando o ardor evangelizador para os novos tempos.

Ao final do CAM 6, Amélia e Dom Luiz Fernando retornam ao Espírito Santo com o desafio de aplicar as reflexões e inspirações colhidas no congresso, levando adiante a missão de anunciar o Reino de Deus em suas comunidades e além.

 

Igreja Católica em Porto Rico

A Igreja Católica de Porto Rico, anfitriã do evento, enfrenta desafios que refletem as dificuldades econômicas e sociais do país, agravadas por crises recentes, como a recuperação dos furacões e a pandemia de Covid-19. Segundo fontes da igreja no Brasil, apesar de ainda representar uma parcela significativa da população, o engajamento dos fiéis tem diminuído nos últimos anos devido à emigração para os Estados Unidos e às dificuldades econômicas.

Porto Rico possui 9.104 quilômetros quadrados, com espanhol e inglês como línguas oficiais. A população atual é de 3.655.800 habitantes, dos quais 2.303.154 são católicos, ou 63% da população, conforme dados da Santa Sé, que é cúpula do governo da Igreja Católica, no Vaticano.

 

Fotos:

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias