Conheça a diferença entre Diocese, Vicariato, Área Pastoral e Paróquia

Você conhece a organização pastoral e administrativa da Igreja? Para melhor organização, a Igreja Católica possui uma estrutura feita com subdivisões, onde cada uma delas possui determinadas funções confiadas a um representante da Igreja exercendo o papel de liderança, tanto para a ação pastoral quanto para eventuais dificuldades relacionadas à Doutrina e a Administração. Em termos gerais, podemos explicá-las da seguinte maneira:

PROVINCIA ECLESIÁSTICA

Província Eclesiástica é uma reunião de dioceses de determinada região. Ela é composta pela Sede Metropolitana ou Arquidiocese e pelas Dioceses Sufragâneas (por exemplo a Província Eclesiástica de Vitória do Espírito Santo é formada pela Arquidiocese de Vitória que é a Sede Metropolitana e pelas Dioceses de Cachoeiro, Colatina e São Mateus que são as sufragâneas), por isso o Bispo de Vitória chamado Arcebispo Metropolitano e os demais: Bispo diocesano de Cachoeiro, Colatina, São Mateus e não bispo sufragâneo.

 

DIOCESE

É a circuncisão eclesiástica dirigida pelo bispo. Ela é também chamada de Bispado. O Código do Direito Canônico, no nº 369, afirma que a diocese é a “porção do povo de Deus confiada a um bispo”. Lá existe a Cúria Diocesana, ou seja, o conjunto de organismos e pessoas que auxiliam o bispo no governo da diocese, no caso da Diocese de Cachoeiro: Chancelaria Diocesana; Secretaria do Bispado; Secretariado de Pastoral; Departamento de Comunicação; Tribunal Eclesiástico e Departamento contábil-financeiro. Os bispos têm como insígnias o Anel (simbolizando seu casamento com a Igreja, sua Diocese) e o Báculo (lembra um “cajado” – simbolizando o pastor de sua Diocese).

 

VICARIATO

Dentro de cada diocese podem existir um ou mais Vicariatos.  Os Vicariatos são os organismos que, em nome do bispo, realizam essas atividades como auxílios ao próprio bispo, cooperam na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da diocese, no exercício do poder judiciário. Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim há cinco Vicariatos: Vicariato Episcopal para Ação Pastoral, Vicariato Episcopal Ação Social, Vicariato Episcopal para a Comunicação, Vicariato Episcopal para Administração e Economia e Vicariato Judicial.

 

ÁREAS PASTORAIS

Uma reunião de paróquias de determinada região para dinamizar e melhor contribuir com a ação pastoral. Cada Área Pastoral é confiada a um coordenador de Área pastoral (título dado pelo bispo a um padre responsável por essa região). Essa união de diversas paróquias mais próximas territorialmente favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum. Os padres coordenadores são eleitos pelos representantes das paróquias (párocos e vigários) por 5 anos, que por sua vez, representam aquele território, ou seja, a Área Pastoral junto ao Conselho de Pastoral Diocesano. Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim há 8 Áreas Pastorais. Veja:

Área Pastoral Litorânea: Paróquia Santo Antônio de Pádua; Paróquia Sagrado Coração de Jesus; Paróquia Nossa Senhora do Amparo; Paróquia Santíssima Trindade; Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição; Paróquia Nossa Senhora das Neves e Paróquia Santo Antônio de Pádua;

Área Pastoral Cachoeiro: Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria; Paróquia Nossa Senhora da Consolação; Paróquia Nossa Senhora da Penha; Paróquia Nossa Senhora das Graças; Paróquia Nosso Senhor dos Passos; Paróquia do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; Paróquia São Filipe; Paróquia São Pedro Apóstolo (Catedral) e Paróquia São Sebastião.

Área Pastoral Serrana: Paróquia Nossa Senhora da Penha; Paróquia Nossa Senhora da Conceição; Paróquia São Pedro Apóstolo e Paróquia Santo André Apóstolo.

Área Pastoral Vales do Café: Paróquia São José; Paróquia São João Batista; Paróquia Santo Antônio de Pádua e Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Área Pastoral Montanhas do Caparaó: Paróquia Nossa Senhora do Rosário; Paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos; Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens; Paróquia Divino Espírito Santo; Paróquia Imaculado Coração de Maria e Paróquia São Paulo Apóstolo.

Área Pastoral Vale do Caparaó: Paróquia Nossa Senhora da Penha; Paróquia Nossa Senhora de Lourdes; Paróquia Nossa Senhora das Dores; Paróquia Sagrado Coração de Jesus; Paróquia São Miguel Arcanjo e Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Área Pastoral ABC: Paróquia Senhora Sant’Ana; Paróquia São Geraldo Magela e Paróquia São José.

Área Pastoral das Rochas: Paróquia Sagrada Família; Paróquia São João Batista; Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

 

PARÓQUIA

⁠Paróquia é uma comunidade de fiéis constituídos estavelmente na diocese sob o cuidado de um pároco sob a autoridade do bispo. Além do pároco, também há, em alguns casos, a atuação do vigário paroquial (presbítero que o bispo nomeia para ajudar o pároco no exercício do seu ministério pastoral). Numa paróquia pode haver também diáconos que auxiliam ao pároco e ao vigário.  Além das pessoas, uma paróquia tem sempre um território e uma, na maioria das vezes, igreja principal, chamada igreja matriz, além outras igrejas menores, chamadas de Comunidades Eclesiais de Base (CEB). Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim há 43 paróquias e 1011 CEBs.

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias