Entre os dias 16 e 18 de maio de 2025, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim viveu momentos intensos de fé e renovação com a celebração do Sacramento da Crisma em diferentes paróquias e comunidades. Jovens e adultos, após um tempo de preparação, confirmaram sua fé e receberam o Espírito Santo em celebrações marcadas pela presença fraterna da comunidade e da Igreja.
A primeira crisma do fim de semana aconteceu na sexta-feira, 16 de maio,, às 18h, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Castelo, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Penha. Na ocasião, adultos da comunidade receberam o sacramento em um clima de grande emoção e espiritualidade.
No sábado, 17, a celebração aconteceu às 17h na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Celina, distrito de Alegre, no Caparaó. A Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, e contou com a presença dos padres Rogério Guimarães e Robson Corrêa – este último, inclusive, foi padrinho de um dos crismandos, marcando a ocasião com ainda mais significado e proximidade pastoral.
O domingo, 18, foi igualmente movimentado e cheio de bênçãos. Pela manhã, às 10h, a Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Cachoeiro de Itapemirim, acolheu o bispo diocesano e o pároco local, Frei Rildo Fonseca de Lima, OAR, para celebrar o sacramento nos crismandos das comunidades. A participação ativa dos fiéis e familiares emocionou à todos, reafirmando a importância do sacramento na vida cristã.
Encerrando o fim de semana, às 17h do mesmo dia, a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no bairro BNH, também em Cachoeiro, recebeu Dom Luiz Fernando para confirmação do batismo. A Igreja repleta de fiéis que, testemunharam o compromisso renovado dos crismandos com a missão de seguir a Cristo e servir à Igreja.
Ao todo, mais de 250 jovens e adultos foram crismados nesse fim de semana nas quatro paróquias, marcando um momento de grande importância espiritual e pastoral para toda a igreja católica no sul do Espírito Santo.
Em suas homilias, Dom Luiz Fernando ressaltou a importância do Crisma como um novo passo na caminhada cristã, chamando os crismandos a serem testemunhas vivas do Evangelho e a assumirem com coragem o compromisso de viver a fé na comunidade e no mundo.
“As celebrações deixaram uma marca profunda nos corações dos que participaram, fortalecendo a vida pastoral das paróquias e mostrando a beleza da juventude e dos adultos que, com entusiasmo, dizem sim ao chamado do Espírito Santo”, publicou a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, nas redes sociais.
Fotos:
