10 de agosto, dia do Diácono
No dia 10 de agosto nossa Igreja comemora o Dia do Diácono, na festa de São Lourenço, diácono e mártir, que é o patrono dos diáconos. .
Os diáconos podem ser transitórios ou permanentes. O diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os diáconos transitórios permanecem por um período específico até completar sua formação e serem ordenados sacerdotes. O diácono permanente é a expressão do ministério ordenado colocado o mais próximo possível da realidade laical e do protagonismo dos leigos.
Na noite de quinta-feira, na CEB Santa Rita de Cássia, Paróquia Sagrados Corações de Jesus e de Maria (bairro Nova Brasília, em Cachoeiro), ocorreu a Celebração pelo Dia do Diácono e pelo seu patrono, São Lourenço. Estiveram presentes alguns dos Diáconos da Diocese de Cachoeiro, juntamente com suas esposas e filhos, além dos paroquianos e do Padre Gracione Augusto Alves, que presidiu a Santa Missa. Momento de muita alegria e oração, no qual elevaram a Deus e o agradeceram pela vida dos 63 Diáconos da nossa Diocese e suas famílias, assim como também foram lembrados os Diáconos falecidos.
Fundamentais na evangelização cotidiana da Igreja Católica, a Diocese de Cachoeiro parabeniza a todos os nossos Diáconos, transitórios ou permanentes.
Obrigado a todos pelo compromisso e dedicação. Infinitas bênçãos de Deus, nosso Pai, e que São Lourenço os guarde sempre na retidão da fé em Cristo. Que Deus abençoe todos os Diáconos e suas famílias, não somente da nossa Diocese, mas da nossa querida e amada Igreja Católica.
Parabéns Diáconos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
Fotos: Diácono José Adilson Soares