Diocese anuncia criação de nova paróquia e realiza nomeações e transferências de presbíteros

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim divulgou, nesta quarta-feira, 3 de dezembro de 2025, um conjunto de comunicados assinados por Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, anunciando a criação de uma nova paróquia e uma série de nomeações e transferências de presbíteros que atenderão a diversas comunidades da região. A decisão decorre da necessidade de fortalecer a presença pastoral da Igreja diante das demandas crescentes dos fiéis.

Entre os anúncios, destaca-se a criação da Paróquia Santa Bárbara, que será canonicamente erigida na cidade de Ibitirama (ES). A nova unidade paroquial nasce em razão do significativo crescimento populacional do município e das necessidades pastorais que se intensificaram nos últimos anos. Desmembrada da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Divino de São Lourenço, a Paróquia Santa Bárbara será confiada aos cuidados da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas). Para assumir a nova missão, foi nomeado como pároco o Pe. Adilson Santana do Carmo, CP, que deixa o ofício de pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Ainda em Divino de São Lourenço, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus passa a contar com a administração do Pe. Roberto Luis Ferreira, CP (Pe. Beto), nomeado administrador paroquial. Em Marataízes, o Pe. Gracione Augusto Alves assume como pároco da Paróquia Santíssima Trindade, após ser transferido da Paróquia São José, em Mimoso do Sul. A esta mesma paróquia foi destinado o Diácono Taylor Menini Ferrari, que atuará como colaborador pastoral.

A Paróquia São José, em Mimoso do Sul, recebe o Pe. Antonio Marcos Moura da Silva como novo pároco, vindo da Paróquia Santíssima Trindade. Para auxiliá-lo, foi nomeado como vigário paroquial o Pe. Alci Monteiro Dias. Em Celina, distrito de Alegre, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes passa a ser conduzida pelo Pe. Clébson de Souza Rodrigues, transferido do ofício de vigário paroquial em Mimoso do Sul. O sacerdote também foi designado colaborador pastoral da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Guaçuí.

Outro anúncio envolve a Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim, que acolhe como vigário paroquial o Pe. João Vitor Nogueira Preato, transferido da Paróquia São Miguel Arcanjo. Também em Cachoeiro, a Paróquia Nossa Senhora da Penha contará com o trabalho pastoral do Pe. Sebastião Lopes da Silva, nomeado colaborador pastoral.

Por fim, o comunicado oficializou que o Seminário Maior São João Maria Vianney, em Cariacica, terá como novo reitor o Pe. Rogério Guimarães de Almeida Cunha, que deixa a função de pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Celina, para assumir a formação dos futuros presbíteros. Veja na íntegra. 

Os comunicados foram emitidos em Cachoeiro de Itapemirim, na memória de São Francisco Xavier, presbítero, e concluídos com a determinação episcopal: “Publique-se.” Assinam o documento Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, Arcebispo-Bispo Diocesano, e o Pe. Bruno Sá Rangel, Chanceler.

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias