A Diocese vive os últimos preparativos para a Ordenação Diaconal do seminarista Luan Motta de Oliveira, marcada para o dia 07 de fevereiro de 2026, às 16h, no Centro de Eventos (Sanfonão), em Conceição do Castelo. A celebração reunirá fiéis de diversas paróquias e marcará um passo decisivo na caminhada vocacional do jovem rumo ao ministério ordenado.
Como parte da preparação espiritual para este momento de graça, a comunidade diocesana é convidada a participar de um Tríduo Preparatório, que acontecerá nos dias que antecedem a ordenação, sempre às 19h, na Igreja Matriz de Conceição do Castelo.
No dia 04 de fevereiro (quarta-feira), a Santa Missa será presidida pelo padre Evaldo Praça Ferreira. Já no dia 05 de fevereiro (quinta-feira), a celebração eucarística será presidida pelo padre Antônio Tatagiba. Encerrando o tríduo, no dia 06 de fevereiro (sexta-feira), a Santa Missa será presidida pelo padre Rogério Guimarães.
Nas semanas que antecedem a ordenação, paróquias, pastorais e equipes de serviço têm se mobilizado para a organização litúrgica, acolhida dos fiéis e preparação do espaço celebrativo. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde Luan atualmente reside, coordena parte dos trabalhos, contando com o apoio de comunidades da região e da diocese. Ensaios litúrgicos, definição dos ministérios, ornamentação e logística estão entre os pontos em andamento.
Natural de Cachoeiro de Itapemirim, da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), Luan nasceu em 16 de dezembro de 1998 e é filho único de Sebastião Silva de Oliveira (Guto) e Cristiane Januário Motta de Oliveira. Sua história vocacional, marcada desde a infância pela vivência comunitária, foi amadurecida no serviço como coroinha e cerimoniário e consolidada com o ingresso no seminário em 11 de fevereiro de 2017.
Após concluir o curso de Teologia em 2024, Luan viveu uma experiência missionária na Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia (PA), onde atuou por nove meses na quase-paróquia São João Batista, em Sapucaia, com forte ênfase na formação de ministros e lideranças. Atualmente, encontra-se em Conceição do Castelo, comunidade que o acolhe neste momento decisivo de sua caminhada vocacional.
Às vésperas da ordenação, o seminarista acompanha de perto os encaminhamentos finais, mantendo contato com equipes e colaboradores. “São muitas coisas para organizar, mas o povo de Deus abraça e ajuda muito”, destaca, expressando gratidão pelo apoio recebido da comunidade e da família.
Para o ministério que se inicia, Luan escolheu como lema diaconal a passagem do Evangelho de São João: “Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13,15), síntese do espírito de serviço que pretende viver como diácono, a exemplo de Cristo Servo.
A Diocese convida os fiéis a se unirem em oração por Luan Motta de Oliveira e por este momento de fé e comunhão, que fortalece a missão evangelizadora da Igreja.
Serviço
Ordenação Diaconal do seminarista Luan Motta de Oliveira
Data: 07 de fevereiro de 2026 (sábado)
Horário: 16h
Local: Centro de Eventos (Sanfonão)
Endereço: ES-165, s/n – Pedro Rigo, Conceição do Castelo
Lema diaconal: “Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13,15)
Divulgação:



