Dom Luiz anuncia Paróquia Santa Bárbara e transforma aniversário em campanha solidária

Na manhã desta quarta-feira, 3 de dezembro, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, participou de uma entrevista especial na Rádio Diocesana FM 95,7, conduzida por André Luiz de Matos. Em um diálogo marcado por anúncios importantes, o bispo detalhou a criação da nova Paróquia Santa Bárbara, em Ibitirama, e fez um pedido inédito de presente para seu aniversário de 70 anos.

Dom Luiz explicou que a decisão de criar a nova paróquia surgiu de uma demanda antiga da população de Ibitirama. “É importante dizer: é o único município do Espírito Santo que ainda não tinha uma paróquia”, afirmou. Segundo ele, desde sua chegada à diocese, há quatro anos e meio, ouvia repetidamente o pedido dos fiéis: “Sempre tem alguém que diz uma palavrinha: ‘E nós, quando vamos ser paróquia?’”.

Ao perceber que o desejo da comunidade era consistente e crescente, a diocese iniciou um estudo formal, como exige o processo de ereção de uma nova paróquia. “Nós enviamos para lá o vigário diocesano para ação pastoral (Pe. João Batista Maroni) e o vigário da economia e gestão (Pe. Valdece Schuenk). Eles fizeram reuniões, pediram que a liderança local reunisse dados, e depois trouxemos o assunto para o Colégio de Consultores e para o Conselho Presbiteral. Todos foram unânimes de que era o momento”, revelou o bispo.

A Paróquia Santa Bárbara será oficialmente instituída nesta quinta-feira, 4 de dezembro, dia da padroeira do município. “Agora nós vamos atendê-los e criar a 44ª paróquia da nossa diocese”, declarou. A nova comunidade já nasce com 16 comunidades e assumirá uma característica de rede, como explicou Dom Luiz: “A paróquia é um conjunto de comunidades, onde não existe nenhuma mais importante que a outra. Todas são.”

Os missionários passionistas, congregação do próprio bispo, continuarão guiando o trabalho pastoral em Ibitirama. O padre Adilson Santana do Carmo, CP, assumirá como primeiro pároco, tendo acompanhado todo o processo de criação da nova paróquia. Já o padre Roberto Luis Ferreira, CP (padre Beto) será administrador paroquial em Divino de São Lourenço.

Questionado sobre seu aniversário, que se aproxima no dia 23 de dezembro, Dom Luiz surpreendeu ao anunciar um pedido de presente muito diferente do habitual: “Vai ser a primeira vez que, no meu aniversário, eu peço um presente”, disse, sorrindo. E completou: “Nunca dei importância a isso, mas desta vez eu estou pedindo.” O presente solicitado é uma doação via PIX para ajudar populações atingidas pela guerra em duas regiões africanas: Cabo Delgado, em Moçambique, e o Sudão do Sul. Chave PIX: diocesedecachoeirodeitapemirim@dci.org.br

Ele explicou que o valor arrecadado será enviado integralmente aos bispos locais para assistência humanitária. “Cabo Delgado tem um milhão de deslocados por causa da guerra. No Sudão do Sul, são treze milhões de refugiados. Treze milhões! As pessoas passam fome, vivem uma guerra absurda”, relatou. Com voz firme, acrescentou: “Eu sei o que é ver tanta gente com fome, tanta gente lotando acampamentos, sem perspectiva. Quem puder me dar esse presente, saiba que não vai ser para mim.”

O bispo também criticou a invisibilidade das guerras africanas. “Infelizmente, a imprensa internacional não fala dessas guerras. Fala-se muito da Rússia, da Ucrânia, mas quase nada do continente africano”, lamentou.

Ao final, Dom Luiz aproveitou o espaço para anunciar mais um evento relevante: o Fórum Diocesano de Direitos Humanos, que será realizado no dia 10 de dezembro, na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. “A nossa Comissão de Justiça e Paz completa um ano, e queremos celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos com um fórum aberto, com muita partilha, testemunhos e reflexão”, afirmou. Ele também convidou os fiéis para a missa marcada para às 18h30 do mesmo dia, na Catedral de São Pedro, celebrando os direitos humanos, o aniversário da comissão e seus 42 anos de ordenação presbiteral.

A entrevista terminou com agradecimentos e com a expectativa da celebração histórica da criação da Paróquia Santa Bárbara. Em tom de esperança e serviço, Dom Luiz resumiu o espírito do momento: “Uma nova paróquia nasce das necessidades do povo. E o nosso papel é estar ali para servir.”

 

Serviço

PIX para o presente solidário de Dom Luiz (70 anos)
Chave PIX: diocesedecachoeirodeitapemirim@dci.org.br
Titular: Diocese de Cachoeiro de Itapemirim
Finalidade: Ajuda humanitária à Diocese de Pemba (Cabo Delgado – Moçambique) e à Diocese do Sudão do Sul
Observação: As doações são integralmente destinadas às ações humanitárias.

 

Fotos

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias