Dom Luiz Fernando Lisboa completa 42 anos de Ordenação Presbiteral

A Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu na quarta-feira, 10 de dezembro, a missa em ação de graças pelos 42 anos de sacerdócio do bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP. A celebração reuniu padres, diáconos, representantes de pastorais, lideranças católicas e fiéis de diversas comunidades, e também marcou dois momentos significativos para a Diocese: o primeiro aniversário da instalação da Comissão Diocesana de Justiça e Paz e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, ambos destacados durante a liturgia. Entre os concelebrantes esteve Dom Tarcísio Scaramussa, bispo emérito de Santos (SP), que fez questão de participar da Eucaristia.

Durante a celebração, Dom Luiz expressou profunda gratidão pela própria caminhada vocacional, marcada por experiências pastorais em diferentes regiões do Brasil e por quase duas décadas de missão em Moçambique. “Eu dou graças a Deus pelos quarenta e dois anos de padre, de vida presbiteral, porque foram quarenta e dois anos de muitas alegrias. Houve muitas dificuldades, muitas situações difíceis, mas Deus sempre esteve à minha frente me conduzindo, e graças a Deus, sou muito feliz na minha vocação. Se fosse pra começar, começaria tudo de novo”, afirmou. Em seguida, recordou as pessoas que marcaram sua trajetória: “Dou graças a Deus pela minha vocação e por esses quarenta e dois anos de padre. Muita gente foi importante nessa caminhada: minha família, meus pais, meus irmãos, muitos amigos, meus formadores, as pessoas das paróquias onde fui pároco e das dioceses onde fui e sou bispo. Agradeço cada pessoa, padres, religiosos, leigos, lideranças, diáconos, seminaristas, todos que fazem parte dessa minha caminhada.”

Ao destacar momentos marcantes de sua vida missionária, Dom Luiz retornou às lembranças da África. “Se eu posso destacar um momento, foi a minha ida e minha experiência em Moçambique, de quase vinte anos. Fiquei lá como padre missionário e depois como bispo missionário. Isso marcou profundamente minha vida, e continuo hoje rezando pela África, acompanhando suas alegrias, problemas e necessidades. Sempre que posso, ajudo para que aquela população seja bem atendida, para que o bispo que está lá agora possa continuar o bom trabalho.”

Dom Luiz foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1983, na Catedral de Osasco, em São Paulo, pelas mãos de Dom Francisco Manuel Vieira. A vocação surgiu ainda na infância, influenciada pelo ambiente de fé vivido em sua família numerosa e pelas visitas do pároco da comunidade, o missionário dehoniano Padre Benigno. “Meu pai brincava me chamando de Padre Benigno. Aquilo me despertou. Desde então, dizia que seria padre”, recordou. A formação passou pelo seminário São Gabriel, em Osasco, pelo noviciado em São Carlos, pelos estudos de Filosofia em Curitiba e de Teologia no ITESP, em São Paulo.

Após a ordenação, viveu desafios e alegrias características da vida presbiteral. Em seu testemunho, destacou que nunca imaginou ser bispo, mas acolheu o chamado com espírito de serviço. Trabalhou como missionário ad gentes em Pemba por quase uma década, retornou ao Brasil como pároco e, em 2013, foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da Diocese de Pemba, onde permaneceu por sete anos e meio. As memórias desse período foram registradas no ebook e no livro “Memórias Missionárias em Cabo Delgado (2001-2021)”, reconhecidos como importantes documentos históricos. Em 11 de fevereiro de 2021, foi nomeado bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. “Se pudesse resumir meu presbiterado, episcopado ou cristianismo, usaria a palavra ‘servir’. Escolhi ser ordenado no dia 10 de dezembro porque é o Dia Mundial dos Direitos Humanos. Desde o seminário, trabalhei nessa defesa. Esse é meu ministério: servir a Deus cuidando de seus filhos”, afirmou. Ao final, reforçou sua alegria em estar na diocese: “Agradeço a Deus pela oportunidade de servir em Moçambique e por estar aqui nessa bonita Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Sou muito feliz aqui também.” A noite terminou com homenagens simples e afetuosas, refletindo a espiritualidade de serviço que marca os 42 anos de ministério de Dom Luiz Fernando Lisboa.

 

Fotos

 

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias