Pelo menos 450 pessoas caminharam quilômetros no início da manhã deste domingo, 19 março, como forma de penitência em preparação para a Páscoa, que é celebrada no próximo dia 09 de abril. Os grupos saíram das igrejas matrizes das Paróquias Nossa Senhora da Penha, na Ladeira da Matriz, em Alegre e Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora no Centro de Jerônimo Monteiro, em direção ao Campus do IFES em Rive. A atividade começou as 06h00.
De acordo com pároco de Alegre, Pe. Juliano Ribeiro Almeida, a caminhada tem o objetivo de unir os fiéis sob o mesmo propósito de reflexão e penitência, que, segundo ele, são palavras chave no tempo da Quaresma, que antecede a Páscoa dos católicos.
“Durante a caminhada as pessoas vão rezando e refletindo sobre o verdadeiro sentido da páscoa”, disse o religioso.
“Celebramos a Eucaristia as 09 horas da manhã. Foi uma benção ver o povo reunido, animados e, ver que a vida continua após a pandemia (…) foi muito bom ver o povo com os pés ao chão caminhando, porque, a fé cristã é isso: ser um povo a caminho.” Refletiu.
A caminhada penitencial acontece na paróquia há anos e, a cada vez, mais pessoas comparecem, segundo o padre, a procissão é uma oportunidade de caminhar rumo a Cristo:
“Jesus é o viático, quer dizer, o alimentos dos caminheiros, o pão que sacia a fome do povo (…) como Isarael, caminhando no deserto por 40 anos rumo à terra prometida, recebeu o ‘maná’ – o pão vivo que desceu do céu – hoje, Jesus é este ‘maná’ e nós somos o novo Israel”.
Ao final da caminhada, que durou cerca de duas horas, houve um café da manhã.