Comunidades do Regional 6 se reúnem neste domingo em Alegre

No próximo domingo (29) a unidade da UFES em Alegre irá receber representantes das comunidades de seis Paróquias da Diocese de Cachoeiro, no Encontro de CEB’s e Círculos Bíblicos do Regional 6.
Com o tema “A Força da Palavra de Deus nas CEB’s” e o lema “Jesus, Palavra que constrói a paz: Escutai-o”, o encontro irá reunir as Paróquias Nossa Senhora Auxiliadora (Jerônimo Monteiro), São Miguel Arcanjo (Guaçuí), Sagrado Coração de Jesus (Divino de São Lourenço e Ibitirama), Nossa Senhora das Dores (Dores do Rio Preto), Nossa Senhora de Lourdes (Celina – distrito de Alegre), e Nossa Senhora da Penha (Alegre), que sediará o evento.
Até esta quarta-feira (26), havia um total de 813 pessoas inscritas. Para o Pe. Pedro Félix Bassini, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Jerônimo Monteiro) e Coordenador do Regional, é uma satisfação poder realizar este grandioso encontro entre as comunidades, que já se faz presente há mais de 30 anos.
“Desde os primeiros momentos em que a Diocese fez a opção por Comunidades Eclesiais de Base, este Regional 6, que ainda não contava com a Paróquia de Divino de São Lourenço e Ibitirama, já foi presença marcante. E no primeiro Encontro de CEB’s de nossa Diocese, em 14 e 15 de junho de 1986, o Regional estava presente com todas as comunidades expressivamente. Daí em diante, em todos os movimentos, todas as programações da Diocese, o Regional tem se feito presente. É um Regional que caminha com a Diocese de Cachoeiro nesta opção das Comunidades”.
Ser Igreja
Para Padre Pedro, a importância desta reunião é poder reavivar a caminhada e a vida das comunidades: “Este é o 6º encontro que realizamos. Na Assembleia (Diocesana) passada foi discutido o desejo de fomentar a vida nas comunidades. Por isso, idealizamos no Regional organizar o primeiro encontro, que foi realizado no município de Ibitirama. Surtiu um grande efeito e acendeu de fato o desejo de programarmos cada ano o Encontro de CEB’s”.
O Presbítero também mencionou sobre a expectativa ao reunir quase mil pessoas de seis paróquias distintas e o que esperar de nossas comunidades depois deste Encontro Regional:
“Reunimos também um grande número de jovens para participar dos encontros, e isso para nós é um motivo de muita alegria, ver a juventude, crianças, que participam dos nossos encontros. A grande expectativa desse encontro é justamente fomentar na comunidade os círculos bíblicos também. Na caminhada desses anos que estamos fazendo o encontro tem surgido esse efeito de clarear um pouco mais o caminho, de agregar”.
“Sobretudo, o que fica, é uma maior clareza da caminhada das CEB’s, de ser Igreja na comunidade. Por isso esse empenho do CPR (Comissão Pastoral Regional) de sempre garantir o espaço do encontro, porque percebe-se que o avivamento que vem depois é bonito. As dificuldades continuam, porém, é um pouco de energia positiva, energia forte que o encontro promove nas comunidades. É conscientização, é alegria, é participação, é celebração e é festa. Assim são os nossos encontros e é isso que esperamos durante e após ele, que continuemos nessa alegria de ser Igreja”.
