Encontro de Sacristãos e Zeladores

Casa de Encontro de Jerônimo Monteiro sediou formação dedicada aos funcionários das paróquias e comunidades

Aconteceu ontem (16/05), na Casa de Encontro “Maria Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro, o Encontro de Formação para Sacristãos e Zeladores.

 

Com a presença de mais de 120 pessoas, das diversas paróquias e comunidades da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, os funcionários tiveram a oportunidade de se aprofundarem em diversos temas relacionados ao cotidiano da nossa Igreja.

 

O nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos participou do encontro, dando início à formação com sua fala acolhedora. Acolhimento, inclusive, foi um dos temas utilizados por Dom Dario.

 

Para o Bispo, os sacristãos e zeladores são a porta de entrada da nossa Igreja, pois são quem acolhem os fiéis com suas dúvidas e ponderações, e desta forma acabam se tornando referências dentro de suas comunidades.

 

 

Bens Culturais

 

Dom Dario também abordou o tema dos bens da Igreja, mas o assunto foi melhor abordado pela equipe da Comissão Diocesana de Bens Culturais, que tem como coordenador o Padre Roberto José Gonçalves.

 

A Comissão foi a responsável por ministrar a formação cujo título foi “Zeladoria, Bens Culturais da Igreja”, onde foi abordado o tema “Conservação de Acervos: Bens Culturais Móveis”.  

 

As informações ali tratadas serão de grande ajuda para a manutenção e preservação das imagens e ambientes presentes em toda a Diocese de Cachoeiro. O material da formação foi encaminhado a todas as paróquias e também está disponível aqui no site, no menu Formações – Equipe Diocesana de Bens Culturais da Igreja.

 

Ao final todos puderam se confraternizar em um grande almoço coletivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar Post:

Autor:

Últimas notícias