Um encontro realizado no sábado, 25 de maio, em Muqui, reuniu cerca de 200 jovens e adultos para o 1º Desperta Jovem para a Área Pastoral 04. Foram momentos de debates e louvores para o conhecimento da palavra de Deus, segundo os organizadores.
A iniciativa surgiu à partir de uma formação do Coordenação Diocesano da Pastoral da Juventude que acorreu em abril em Cachoeiro de Itapemirim. Para o coordenador da Área Pastoral 04 da Pastoral da Juventude, Wander Polati “o apoio e o incentivo para que as lideranças jovens e os novos membros da juventude são mais que urgentes e necessários. É preciso mostrar aos jovens, e aos integrantes das Pastorais e Movimentos, que nossa igreja tem espaço para nossos dons, alegrias, e é claro o conhecimento da palavra de Cristo em nossa caminhada como comunidade e igreja é o ápice de tudo isso.”
O Encontro foi sediado na Paróquia São João Batista – OAR, e foi realizado com o envolvimento das paróquias Santo Antônio de Pádua (Atílio Vivácqua), Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Conceição de Muqui) e Paróquia São José (Mimoso do Sul).
“O objetivo do 1º Desperta Jovem foi reunir toda a juventude que está inserida e participando da caminhada em sua Paróquia, como forma de interação e mostrar que é preciso fomentar cada vez mais nossos seguimentos que envolvem a juventude com unidade e carinho. Essa tarde contou com momentos de espiritualidade, palestras, dinâmicas em grupos, gincana, momento mariano, louvor, dança e muita alegria, teve a participação de mais de 200 jovens do Regional IV”. O Pároco de Muqui, Frei Jonas Gusson OAR, esteve presente e reforçou a importância desse momento perante nosso regional e também para cada Paróquia envolvida e ressaltou que “os jovens estão em casa. Estar na igreja pelo bem comum, é para que todos se sintam em casa, a casa de Cristo sempre será a nossa!”.
Padre Gracione Augusto Alves, coordenador da Área Pastoral 04, presidiu a Santa Missa e a Adoração ao Santíssimo ao final do encontro e afirmou que “momento como este, é muito importante para que os jovens se sintam acolhidos, amados e necessários para nossa igreja. Foi uma tarde de muita oração, atividades e diversão entre todos. A juventude pôde se conhecer ainda mais, e celebrar o amor e a paz de Cristo que está vivo entre nós. A juventude independente que qual Paróquia for precisa ser vivida, ouvida e sentida”.
Segundo os organizadores, “à partir desse encontro os líderes jovens irão trabalhar a segunda parte do ‘Despertar’ que é em nível paroquial. Fazendo um estudo e capacitando ainda mais as pastorais e movimentos já existentes para que possam avançar e alcançar mais jovens para o trabalho em comunidade”.