Na noite desta terça-feira, 7 de outubro, a comunidade redentorista e católica de Ibatiba, na região do Caparaó capixaba, viveu um dos momentos mais marcantes de sua história recente. Em clima de intensa fé e devoção, os fiéis celebraram o Dia de Nossa Senhora do Rosário — padroeira do município — e comemoraram também os 40 anos de fundação da Paróquia que leva o nome da santa.
Desde as primeiras horas do dia, centenas de católicos participaram das homenagens na Igreja Matriz, no Centro da cidade, seguindo uma tradição que já dura quatro décadas e que faz parte da identidade religiosa e cultural do povo ibatibense.
Um dos pontos altos da programação foi a procissão com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, que saiu por volta das 16h da Rua Vinte e Nove de Março e percorreu as principais ruas do Centro. Decorada com flores, a imagem foi acompanhada por uma multidão de fiéis, muitos deles acenando e prestando homenagens das janelas de suas casas.
“Demos início com a procissão pelas ruas da cidade com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, junto aos representantes das comunidades com seus estandartes, bem como o estandarte da Paróquia e da Congregação Mariana, reforçando nossa devoção à Virgem do Rosário, além dos cerimoniários, coroinhas, nossos párocos e nossa comunidade”, destacou a Pastoral da Comunicação (Pascom) paroquial.
A procissão culminou com a Missa Solene celebrada por Dom Luiz Fernando Lisboa CP, Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim. A Eucaristia foi concelebrada pelos padres Marcos Antônio, C.Ss.R., Pedro Paulo Dal Bó, C.Ss.R., e sacerdotes da Área Pastoral Montanhas do Caparaó.
Durante a homilia, Dom Luiz destacou a importância do Santo Rosário para a Igreja Católica, ressaltando-o como “uma herança contra a heresia” e um instrumento poderoso de oração e contemplação dos mistérios da vida de Cristo.
“A liturgia foi preparada com muito amor, desde a música com a ladainha até a participação das crianças na coroação”, acrescentou a Pascom.
Encerrando o novenário que precedeu a festa, os fiéis foram presenteados com um momento especial de espiritualidade e emoção: um show do Padre Antônio Maria. Com seu carisma e fé contagiante, o sacerdote conduziu momentos de louvor e oração que emocionaram os presentes e deram um tom ainda mais marcante à celebração.
Nossa Senhora do Rosário: símbolo de fé e identidade
De acordo com a Paróquia de Ibatiba, o título mariano de Nossa Senhora do Rosário está diretamente ligado à espiritualidade do Santo Rosário, “uma poderosa expressão de amor e fé que nos convida à reflexão, à oração e à busca da paz interior”. O rosário, composto por vinte dezenas de Ave-Marias, contempla os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos da vida de Jesus Cristo, desde a Encarnação até a Ressurreição.
Além do significado religioso, a celebração também remete à própria história do município. Antes de se tornar Ibatiba, a localidade era conhecida como Rosário, nome do distrito que pertencia a Iúna. Em 1944, o então distrito Vila do Rosário passou a se chamar Vila de Ibatiba, mudança promovida pelo IBGE em razão da futura construção da BR-262, que cruzaria a região.
Segundo a Pascom, com fé renovada e forte sentimento de pertencimento, a comunidade católica de Ibatiba reafirmou, nesta festa jubilar, sua devoção à Virgem do Rosário e celebrou 40 anos de caminhada pastoral, evangelização e testemunho cristão.