Em encontro nesta quarta-feira, Bispo e Sacerdotes da Diocese de Cachoeiro abordam o tema do suicídio
O diálogo e a partilha de informações são sempre importantes, independentemente do local ou situação. Seja na família, na comunidade ou no âmbito profissional.
E dentro da Igreja não é diferente. É preciso trocar ideias para gerar novos conhecimentos. É com este pensamento que a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim realizou hoje, dia 22 de novembro, o Encontro de Presbíteros, em Jerônimo Monteiro, reunindo os sacerdotes para um momento de estudo e reflexão.
O nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos também participou, orientando os Presbíteros e também assimilando os conteúdos ministrados.
A cada reunião do clero um tema é estudado e debatido. Na reunião ocorrida nesta quarta-feira o tema abordado foi o suicídio e mutilação entre os jovens. Um assunto pertinente em nossa sociedade do século 21.
Fé que salva
O tema foi abordado pela psiquiatra Dra. Telma Pimenta e pela psicóloga Dra. Margareth Kuster. Durante o estudo sobre a incidência do suicídio e a prática da mutilação em nossos jovens, dois pontos foram abordados.
Os pontos são os fatores de risco e os fatores de proteção. Dentre os fatores de risco estão os transtornos mentais e doenças como a depressão, muitas vezes não diagnosticados a tempo.
Já nos fatores de proteção, segundo a Dra. Telma Pimenta, a religião se torna uma ferramenta importante no combate a esses males. Tal afirmação só reforça a relevância do Encontro de Presbíteros da Diocese de Cachoeiro e do tema dialogado.
É a crença no Deus vivo que cura e liberta.