Festa da Penha: Com padre Gilberto Silva, Romaria das Pessoas com Deficiência acontece amanhã (26)

A Romaria das Pessoas com Deficiência chega à sua 18ª edição reafirmando a caminhada pela fé e pela inclusão social. O evento acontecerá no sábado, 26 de abril, a partir das 7h30, com saída do Santuário Divino Espírito Santo, no Centro de Vila Velha, integrando a programação oficial da 455ª Festa da Penha, padroeira do Espírito Santo. Neste ano, o padre diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Gilberto Roberto Silva – vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Jerônimo Monteiro – presidirá a Santa Missa. Padre Gilberto é portador de uma neuropatia axonal com predominância motora, uma variante da síndrome de Guillain-Barré (SGB) que se caracteriza por paralisia aguda e perda de reflexos.

Considerada o maior evento religioso do Estado e o terceiro maior do Brasil, a Festa da Penha é, para o sacerdote, um momento que ultrapassa a religiosidade. “Participo dessa romaria há 4 anos e, além da fé, vejo as pessoas levarem nossa luta por inclusão e visibilidade. O trajeto é realizado com muito respeito, união e o sentimento de gratidão pelas conquistas, mas sempre com o olhar voltado para um futuro ainda mais inclusivo para as pessoas com deficiência”, destaca padre Gilberto.

A expectativa da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) é reunir aproximadamente 3 mil pessoas, entre usuários, familiares e amigos do movimento apaeano capixaba. De acordo com a organização da Festa da Penha, todas as romarias programadas para o evento somam cerca de 630 quilômetros percorridos a pé, a cavalo, de moto, de bicicleta ou por meio de embarcações.

Entre os participantes está Haghata Meire Brito de Jesus, de 24 anos, e sua mãe, Aline Brito Santos, que acompanham a romaria desde as primeiras edições. Cristã não católica, Aline explica que a motivação para participar vai além da religião. “Nossa caminhada é para dar visibilidade ao trabalho das Apaes que são locais de acolhida e respeito para todos, sem distinção de cor ou fé. Queremos que as pessoas saibam o quanto somos unidos e fortes por uma causa que busca trazer voz a quem não é ouvido”, reforça Aline.

 

Serviço

Dia: 26 de abril de 2025 (sábado)

Horário: 7h30min

Saída: Santuário Divino Espírito Santo – Rua Cabo Aylson Simões, nº 762 – Centro de Vila Velha – Cep: 29.100-320 (próximo a Apae Vila Velha).

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias