Secretários e secretárias das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) e paróquias que compõem a Área Pastoral Serrana (Regional 3) da Diocese de Cachoeiro de Cachoeiro de Itapemirim participaram neste sábado, 22 de junho, do Encontro Regional da Pascom, promovido pelo Vicariato Episcopal para Comunicação. A iniciativa faz parte das ações formativas do vicariato e aconteceu na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Venda Nova do Imigrante.
O encontro iniciou com um momento de espiritualidade conduzido pelo pároco, Padre Cristian Vieira Batista. Posteriormente, o Vigário Episcopal para Comunicação, padre José Carlos Ferreira da Silva falou sobre o papel do secretário e secretária como agente da Pastoral da Comunicação (Pascom). Segundo o religioso, os secretários não podem exercer apenas, responsabilidades administrativas, mas serem evangelizadores Pastorais. O presbítero também explicou a diferença entre comunicação externa e interna.
A formação sobre o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (DCIB) foi conduzida pela diretora da Escola Diocesana de Comunicação, Ana Cristina Pereira.
Ana Cristina destacou a importância de se compreender a comunicação como um todo, para que ela seja eficaz na evangelização e a Pascom não seja resumida apenas a tirar fotos, alimentar redes sociais e ações pontuais. Ele chamou atenção para quatro eixos da Pascom (espiritualidade, formação, articulação e produção) e afirmou a importância da dimensão da escuta no processo de comunicação.
“É essencial que os membros da Pascom entendam que sua atuação envolve Espiritualidade, Formação, Articulação e Produção. Assim como é essencial que os secretários e secretárias se vejam nessa pastoral, já que são comunicadores por excelência em nossas comunidades”, afirmou.
O assessor de comunicação diocesano de Cachoeiro, Kelvyn Mantuan, falou das mídias digitais e destacou o Instagram como uma ferramenta para a evangelização.
“O Instagram tornou-se muito mais do que uma plataforma de compartilhamento de fotos, é agora uma ferramenta essencial para evangelizar, construir um perfil engajado e impulsionar o trabalho pastoral”.
Ao final do encontro, a jornalista Samara Oliveira foi eleita representante da Pascom para a Área Pastoral Serrana.
“Ao receber essa missão me deparo com a graça de uma grande responsabilidade, que é contribuir diretamente para disseminação de cada mensagem passada a nós. Para mim, a comunicação eficaz é vital para fortalecer a união entre os membros da diocese, e essa é nossa necessidade, e esse também é o meu compromisso”, afirmou.



