Neste sábado, dia 28 de junho, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim viverá um momento especial dentro da programação da tradicional Festa de São Pedro, padroeiro da Catedral Diocesana. O 9º dia da novena será marcado pela celebração do Jubileu dos Seminaristas, reunindo vocacionados e formadores do Seminário Maior São João Maria Vianney e do Seminário Propedêutico Bom Pastor, responsáveis pela animação da liturgia neste dia.
A programação tem início às 18h com o Santo Terço, seguido da oração da novena às 18h45. Às 19h, será celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, bispo diocesano, na Catedral de São Pedro. A celebração marcará também a conclusão da novena, abrindo caminho para o ápice da festa no dia 29 de junho.
O Jubileu dos Seminaristas é uma oportunidade valiosa para a Diocese renovar seu compromisso com a promoção das vocações sacerdotais. Celebrar esse jubileu no coração da diocese — a Catedral de São Pedro — é um gesto simbólico que fortalece a presença vocacional como um dos pilares da missão evangelizadora da Igreja. A escolha do tema da festa deste ano, “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), também se conecta profundamente com o sentido da vocação, que nasce da fé, cresce na esperança e se realiza no amor ao próximo.
Os seminários envolvidos cumprem papel essencial na formação de futuros padres para a Diocese:
O Seminário Maior São João Maria Vianney acolhe jovens em etapa de formação filosófica e teológica, preparando-os pastoral e espiritualmente para o ministério presbiteral.
Já o Seminário Bom Pastor acompanha as etapas iniciais da caminhada vocacional, como o propedêutico e os discernimentos que antecedem o ingresso formal nos estudos maiores.
“Além de valorizar a caminhada dos seminaristas, a celebração será também um momento de comunhão com toda a comunidade diocesana. Que este Jubileu dos Seminaristas inspire mais jovens a dizerem ‘sim’ ao chamado de Deus, e que a Diocese continue sendo terreno fértil para o florescimento de novas vocações. Afinal, como lembra o lema da festa, a esperança não decepciona”, expressou o pároco da Paróquia São Pedro (Catedral), Padre Bruno Sá Rangel.
Serviço
Jubileu dos Seminaristas
Dia: Sábado, 28 de junho
Hora: 18 horas
Local: Catedral de São Pedro (Rua Barão de Itapemirim, 36 – Centro, Cachoeiro de Itapemirim)