Os seminaristas diocesanos da etapa formativa de filosofia e teologia, do Seminário Maior São João Maria Vianney, em Cariacica, participaram nesta quinta-feira, 06 de junho, da Missa na Capela Nossa Senhora da Penha. A celebração marcou a abertura do Ano Letivo da unidade, que há 38 anos inspira novas vocações.
O Seminário acolhe neste ano, 21 jovens provenientes de diversas regiões do sul do Espírito Santo. Na celebração, houve também a acolhida de seis novos seminaristas na etapa do discipulado no curso de Filosofia. Como membros do grupo de vida São João Paulo ll, ingressaram os seminaristas: Alef Marvila Fernandes, Alisson de Oliveira Marquez, Gabriel Bicker Viana, Wagner Souza, Rafael Bozzi Pimenta e Ricardo Júnior Garcia. O seminarista Gabriel Martins Dias também foi acolhido na etapa da configuração – Teologia, no grupo de vida São Paulo Vl. Gabriel retorna ao seminário no 3º ano de teologia, cinco anos após sua saída.
No intuito de oferecer uma formação sólida, consistente e atenta aos sinais dos tempos, a etapa marca o início de muitas novidades para os seminaristas. A vida fraterna em comunidade, adquire um valor fundamental. Por isso, desde terça-feira, 04, os jovens estão reunidos e participando de momentos de oração e reflexão. No dia 6 de fevereiro, a Revisão de Vida Comunitária Geral (RVCG) se encerrou com a celebração da Santa Eucaristia.
“Viver o amor fraterno exige de nós maturidade e responsabilidade. Por isso, todos os anos iniciamos nossa caminhada no seminário com a aliança de grupo, que nos permite olhar para o ano na perspectiva do coração de Jesus. Impulsionadas pela esperança, buscamos o vínculo fraterno no dia a dia. Ao chegarmos, fazemos um planejamento e construímos um projeto de vida que nos acompanhará durante o ano. Esse projeto é fruto da nossa oração, da partilha e da fraternidade”, explicou o seminarista Anthony Juan.
Os primeiros dias de seminário nem sempre são fáceis. Entra-se numa nova dinâmica de vida, com novos horários e hábitos. O objetivo de oferecer aos jovens a experiência de vida comunitária e, ao mesmo tempo, ajudar no discernimento do chamado. “Contamos com as orações, incentivo e cooperação dos padres da nossa diocese nessa bonita e desafiante missão de formar nossos futuros irmãos no presbitério”, expressou ao clero diocesano, padre Alci Monteiro Dias, reitor do seminário São João Maria Vianney.