Na noite desta terça-feira, 3 de fevereiro, o Seminário Maior São João Maria Vianney, em Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória, viveu um momento especial com a missa de início do ofício do novo reitor, Padre Rogério Guimarães de Almeida Cunha. A celebração eucarística teve início às 18h e foi presidida pelo bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, reunindo padres, diáconos, seminaristas, familiares e amigos, em um clima de alegria, comunhão e renovação da missão formativa da Igreja.
Entre os concelebrantes estiveram o Vigário Geral da Diocese, Padre Antônio Tatagiba Vimevart; Padre Pedro Bassine; Padre Esteban Suarez Souza, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Alto Laje, Cariacica; além do reitor do Seminário São Mateus, Padre André Luciano Masarim. Também participou da celebração o diácono Taylor Menine Ferrari.
Durante a homilia, Dom Luiz destacou a importância do papel dos formadores na vida do seminário e reforçou que a formação sacerdotal deve ser vivida de maneira integral. “É preciso procurar o Senhor com confiança e levar a sério todas as dimensões da formação”, recordou o bispo. Ele ressaltou ainda que cada etapa do processo formativo possui um sentido próprio e exige maturidade, discernimento e abertura à ação do Espírito Santo. A celebração coincidiu com a memória litúrgica de São Brás, ocasião em que foram realizadas as tradicionais bênçãos das gargantas.
A missa marcou também a entrada dos seminaristas Raian Sarti Maura e Raphael Peixoto Coelho Fabiane, do primeiro ano da etapa do discipulado, no curso de Filosofia. Os jovens receberam a túnica das mãos de Dom Luiz Fernando, sinalizando o início de um novo tempo formativo. Revestidos para servir, são chamados a dar testemunho da vida nova recebida no Batismo. O ministério será oficialmente conferido posteriormente pelo reitor, conforme a tradição atual do seminário.
Recém-concluindo seus aprofundamentos acadêmicos, Padre Rogério destacou que assume o novo serviço pastoral como continuidade de sua caminhada acadêmica e ministerial, agora colocada a serviço da formação presbiteral. “Estou concluindo meu doutorado em Teologia e, ao mesmo tempo, iniciando esse novo trabalho na diocese, que é acompanhar a formação dos seminaristas, aqueles que um dia serão enviados pela Igreja para o ministério presbiteral”, afirmou.
Ao falar sobre os desafios da nova missão, o sacerdote ressaltou a responsabilidade que o ofício exige, aliada à confiança na ação de Deus e no trabalho conjunto da Igreja. “Assumo com alegria, mas também consciente da responsabilidade que é formar alguém e conduzir no discernimento vocacional. É algo que exige muito da gente. Ao mesmo tempo, confio muito na graça de Deus, na ação do Espírito Santo e na equipe que caminha comigo: o bispo, que é o primeiro formador da diocese, os demais formadores, os orientadores espirituais, a equipe pedagógica e também o povo de Deus, que educa e forma muito”, destacou.
Padre Rogério explicou ainda que o reitor é o primeiro responsável pelo acompanhamento integral dos seminaristas, tanto na dimensão administrativa quanto na humana, espiritual, intelectual e pastoral. “São jovens que escutam o chamado e sentem no coração o desejo pelo ministério ordenado. A Igreja abre esse itinerário de discernimento, e cabe ao reitor acompanhar todo esse caminho. Administramos a casa, mas também acompanhamos cada seminarista individualmente e em grupo”, explicou.
O novo reitor também detalhou as etapas formativas vividas no seminário. “Temos o grupo do discipulado, que estuda Filosofia, e o grupo da configuração a Cristo, que é o da Teologia. São etapas, dinâmicas e responsabilidades diferentes. Nosso papel é ajudar cada um a encontrar o melhor de si, se descobrir e, quem sabe, confirmar verdadeiramente a vocação que Deus lhe confia”, completou.
A celebração foi vivida como um momento de convivência e ação de graças pela chegada do novo reitor. Estiveram presentes familiares de Padre Rogério, entre eles sua mãe, além de amigos, psicólogos ligados ao seminário e membros da comunidade. Ao final da missa, homenagens foram prestadas ao novo reitor, seguidas de uma breve confraternização.
Fotos



