Os padres João Batista Maroni e Wosley Guimarães Pansini, membros do Clero Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, embarcaram nesta segunda-feira, 19 de maio, para Goiânia para participarem do 2° Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral. Promovido pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, o evento é realizado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, entre os dias 19 a 22 de maio.
Segundo a assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Mariana Venâncio, o Congresso busca ressaltar a centralidade bíblica na Igreja no Brasil, especialmente articulando o trabalho dos regionais, das equipes regionais de animação bíblica da pastoral e também estabelecendo um trabalho sinodal entre a comissão nacional, as comissões regionais, as instituições bíblicas e todos os que no Brasil, de alguma forma, atuam em favor da animação bíblica da pastoral.
Participam do Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral todos os que de alguma forma estão empenhados na animação bíblica da pastoral, biblistas, catequistas, animadores de círculos bíblicos, ministros da Palavra, leitores. O evento conta a participação de um dos fundadores do CEBI, o teólogo, biblista e religioso carmelita, Frei Carlos Mesters, reconhecido internacionalmente por democratizar o acesso aos textos bíblicos, ensinando a fazer leitura bíblica de forma comunitária, ecumênica e transformadora. Representam a igreja no sul do Espírito Santo, os padres: João Batista Maroni – Vigário Episcopal para Ação Pastoral e Wosley Guimarães Pansini – Coordenador Diocesano dos Círculos Bíblicos.
“Estamos vivendo dias intensos de estudos, reflexões, oficinas, aprofundamentos bíblicos, teológico e pastorais neste grande evento que, neste espaço democrático e fraterno, reúne teólogos, religiosos e especialistas do Brasil e da América Latina. Estamos felizes por estar aqui representando nossa diocese e, também, junto da comissão capixaba, o Regional Leste 3 da CNBB”, expressou padre Wosley.
A Igreja no Brasil traz como prioridade a animação bíblica da pastoral. Prova disso, segundo Mariana, é que por diversas vezes ela é mencionada em versões anteriores das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), principalmente desde a Conferência de Aparecida, em 2007, e o Sínodo sobre a Palavra de Deus, de 2008, que originou a Exortação Apostólica Verbum Domini, onde se fala especificamente sobre a animação bíblica da pastoral.
Fotos
