Padres refletem sobre sinodalidade em Formação Permanente

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, a programação da Formação Permanente dos Presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim segue com momentos de oração, celebrações e partilhas fraternas na Casa de Retiros “Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro. O dia é marcado por um clima de reflexão e comunhão, reunindo padres e religiosos  desde a última segunda-feira (4).

O encontro, que se estende até sexta-feira (7), é um dos principais momentos formativos do clero diocesano, promovendo crescimento humano, espiritual e pastoral. Mais do que uma atividade acadêmica, a Formação Permanente é uma oportunidade de revisitar a vocação sacerdotal, renovar compromissos e fortalecer a fraternidade entre os presbíteros.

Como recorda o documento Pastores Dabo Vobis (n. 70), “a formação permanente é uma exigência do próprio dom e do ministério sacramental recebido”. Ela é parte integrante da vida sacerdotal e responde à necessidade de que o padre esteja sempre preparado para dialogar com a realidade contemporânea e iluminá-la com a luz do Evangelho.

O tema que orienta as reflexões deste ano é a sinodalidade, conduzido pelo teólogo e padre Francisco de Aquino Júnior, da Diocese de Limoeiro do Norte (CE). Ele destaca que o momento é um convite a redescobrir o sentido mais profundo de ser Igreja:

“Esse nosso encontro tem como tema central a Igreja”, explicou. “Retomamos a reflexão do Concílio Vaticano II e sua continuidade com o Papa Francisco, sobretudo no que diz respeito ao processo sinodal que a Igreja vive hoje. Buscamos compreender a Igreja como Povo de Deus que está no mundo a serviço da salvação, tornando presente o Reino de Deus. Estamos revendo o Concílio, sua recepção na América Latina e os desafios de uma Igreja sinodal que leve a sério sua constituição como povo de Deus e sua missão evangelizadora no mundo.”

O Padre Josimar Pirovani, representante dos presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, reforçou que a formação permanente é parte natural da vida sacerdotal e um compromisso de todos os ministros ordenados.

“Todos nós, que somos ministros ordenados, já estamos acostumados com um processo formativo. No seminário temos a formação inicial e, depois de ordenados, somos convidados — e também é uma obrigação — a continuar a formação. A formação permanente, como esta que a Igreja Diocesana oferece, é fundamental para o nosso crescimento humano, espiritual e pastoral. Todo esse processo é sempre em vista da missão, para que tenhamos instrumentos mais eficazes para o bom serviço ao povo de Deus.”

Durante a semana, os padres têm participado de palestras que unem espiritualidade, estudo e partilha de experiências. Na quarta-feira (5), a reflexão girou em torno da saúde integral dos presbíteros — física, espiritual e emocional — em uma palestra conduzida pelo e. Marcelo Valentim de Oliveira, MI, religioso camiliano e médico, que viajou do Amapá especialmente para o encontro. Padre Josimar destacou a importância desse tema.

“Vivemos numa sociedade que tem dificuldade com o cuidado, e isso se reflete em várias dimensões da vida. Ontem, padre Marcelo nos ajudou a compreender a importância de cuidar de si mesmo. A ideia é construir um histórico clínico de cada presbítero, reconhecendo que a Igreja também é responsável por cuidar de seus ministros. Afinal, uma vez que estamos disponíveis para a missão, a Igreja deve nos ajudar para que, como cuidadores, também saibamos nos cuidar”, expressou.

O bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, também participa ativamente das atividades e destaca o valor desse momento para o fortalecimento do clero:

“Nós temos, na nossa diocese, dois momentos no ano que são para formação permanente, além de uma semana de retiro. Estamos agora no segundo momento da formação, que é uma semana toda de reflexão em torno de temas que ajudam na formação do clero. Neste ano, estamos refletindo com o padre Francisco de Aquino sobre a sinodalidade e como procurar servir melhor à Igreja e ao mundo através do nosso ministério e da nossa ação pastoral.”

A Formação Permanente dos Presbíteros será encerrada amanhã com a celebração da Santa Missa.

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias