Nesta quinta-feira, 13 de junho, a Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Iconha, celebrou o encerramento da tradicional festa do “santo casamenteiro”. O evento, que atraiu os fiéis ao longo de sua programação, culminou hoje com uma série de atividades especiais, incluindo distribuição de pães e uma celebração solene presidida pelo bispo Dom Luiz Fernando Lisboa CP.
Desde o início do mês, a paróquia tem sido palco de diversas atividades religiosas e culturais, ressaltando a importância de Santo Antônio para a comunidade.
A secretária Aparecida de Fátima Machado destacou a relevância do santo, lembrado por sua vida de caridade e devoção. “Santo Antônio é um exemplo de caridade. Ele dedicou sua vida aos pobres e necessitados, sempre compartilhando o que tinha e ajudando aqueles em dificuldade. Sou muito devota”, contou.
Santo Antônio também é carinhosamente conhecido como o “santo casamenteiro”. Segundo a tradição, ele ajudava jovens casais que não tinham recursos para se casar, oferecendo-lhes dotes para que pudessem celebrar a união.
As comemorações desta quinta-feira começaram com a alvorada com a Banda 13 de Junho às 05 horas, passando pelas principais ruas da cidade. A Santa Missa Solene aconteceu na Igreja Matriz reunindo aproximadamente 1 mil fiéis. A cerimonia religiosa celebrada pelo bispo diocesano, foi concelebrada pelos padres Paulo Finkler e Ednaldo Vieira, pároco e vigário paroquial respectivamente e contou com momentos de oração, permitindo aos fiéis expressarem sua devoção e gratidão. A benção e distribuição de pães, simbolizando a generosidade de Santo Antônio, foi um dos pontos altos do celebração.
Ao final, Dom Luiz recebeu uma bela túnica branca confeccionada pela costureira Marinete Lovatti. O presente agradou o religioso que fez questão de vesti-lo e registrar o momento ao lado da costureira.
