Paróquia de Mimoso do Sul recebe formação sobre I.A

“Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana” foi o tema da Mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais celebrado em maio. O Vicariato para Comunicação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Pascom da Paróquia São José, em Mimoso do Sul, promoveu uma tarde de formação sobre este assunto, neste sábado, 17 de agosto.

O Vigário Paroquial, Padre Clébson de Souza Rodrigues, destacou a importância do eixo Formação na Pastoral: “Toda formação é necessária e útil, ainda mais para a Pastoral da Comunicação que leva a sério esse, que é um dos seus eixos”.

Para refletir o tema com representantes de cerca de 12 Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) foi convidado como facilitador o assessor de comunicação da Diocese de Cachoeiro, Kelvyn Mantuan.

O jornalista falou rapidamente sobre o surgimento da IA -Inteligência Artificial e se uso; ao falar da mensagem do Papa destacou uma fala importante da Carta: “Neste tempo que corre o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade, a nossa reflexão só pode partir do coração humano”, escrito pelo Pontífice.

O jornalista comentou as interrogativas de hoje e amanhã. “No final, o futuro da inteligência artificial está em nossas mãos. Essa é a questão. Podemos escolher alimentar a liberdade do coração humano ou permitir que sejamos dominados pela tecnologia. É isso que nos diz o Papa, em sua carta. Somente ao buscar a sabedoria que vem de Deus e ao cultivar relacionamentos significativos podemos orientar as inovações tecnológicas para promover uma comunicação verdadeiramente humana.”

Ao final, Kelvyn concluiu: “Que possamos abraçar este desafio com coragem e determinação, confiando na orientação divina para guiar nossos passos.”

Gustavo Lins, membro do Vicariato para Comunicação, também participou da formação e reforçou “se falamos que os catequistas são os braços direitos das paróquias, pois são os primeiros a evangelizar as crianças e adolescentes, precisamos incluir nesse processo a Pascom, pois a rapidez na transmissão da palavra pela comunicação também é uma atitude de evangelizar.”

 

Fotos:


Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias