A Paróquia São João Batista, em Muqui, celebrou no último domingo, 09 de março, um marco importante para várias crianças e adolescentes: o envio de novos Coroinhas. A celebração eucarística foi presidida pelo pároco, padre Enildo Genésio de Souza. Ao todo, 60 aspirantes passam a servir ao altar como Coroinhas.
No início da celebração, os aspirantes entraram em procissão. Durante a cerimônia, Padre Enildo destacou a importância do serviço na vida da comunidade e encorajou os novos coroinhas a assumirem o seu papel com dedicação e amor.
Após a homilia, os candidatos foram chamados junto com pais e posicionaram-se próximos ao presbitério. No rito da investida, o presidente da celebração proferiu uma benção e aspergiu às vestes e aos crucifixos. Logo em seguida, os pais vestiram seus filhos e o padre colocou os crucifixos nos pescoços dos recém-enviados. No final da celebração, os novos e os veteranos reuniram-se na parte externa da Igreja Matriz para o registro oficial.
“A celebração foi marcada pela presença calorosa da comunidade, que se uniu em um só coração para celebrar a fé e o compromisso dos novos coroinhas. Que esses jovens sejam inspirados pelo exemplo de São João Batista e guiados pela luz divina em sua jornada de serviço à Paróquia São João Batista”, expressou o pároco.
Coroinhas
Desde tempos longínquos, os coroinhas desenvolvem importante papel na Igreja; sobretudo no que diz respeito ao auxílio nas celebrações litúrgicas. O serviço por eles prestado contribui para uma melhor dignidade do mistério celebrado e no incentivo às vocações nas suas mais variadas formas. O grupo de coroinhas é também um celeiro de vocações, pois o serviço que prestam na Igreja pode incentivar vocações religiosas e sacerdotais.