Pastoral Afro-Brasileira marca presença na XI CONENC 2025 em Minas Gerais

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, por meio de sua Pastoral Afro-Brasileira, esteve representada no XI CONENC – Conferência Nacional de Entidades Negras Católicas –, realizada de 10 a 13 de julho de 2025, em Ribeirão das Neves, Minas Gerais. O evento, promovido pela Coordenação Nacional da Pastoral Afro-Brasileira, com o referencial da CNBB e do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano), contou com a presença do arcebispo de Feira de Santana (BA), Dom Zanoni Demettino Castro.

Com o objetivo de fortalecer a caminhada da Igreja com o povo negro e discutir os desafios enfrentados pelas comunidades afrodescendentes em todo o país, a CONENC abordou temas essenciais como Ecologia Integral, Racismo Ambiental, Quilombos Urbanos e Comunidades Quilombolas. A programação foi intensa e diversificada, reunindo delegações dos regionais da CNBB, coordenações e assessores eclesiais da Pastoral Afro de todo o Brasil.

O encontro contou com momentos de palestras, oficinas, rodas de conversa, oração, espiritualidade e apresentações culturais. Um dos destaques foi a noite de apresentação dos regionais, em que cada delegação homenageou uma personalidade negra de relevância histórica e cultural para sua região.

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, integrante do Regional Leste 3, foi representada por Dandara Dias de Oliveira, coordenadora diocesana da Pastoral Afro-Brasileira. Em suas palavras, Dandara compartilhou a experiência vivida durante o encontro:

“O encontro foi de uma experiência marcante, onde podemos perceber que as questões conflituosas são parecidas em todo território nacional: perseguições, abuso de poder, descaso com os mais pobres, opressão, destruição ambiental. Precisamos, com urgência, cuidar do nosso povo negro marginalizado e não esquecer do cuidado com a terra’, explicou Dandara.

Também marcou presença no evento Dom Luiz Fernando Lisboa CP, bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, reafirmando o compromisso pastoral com as causas do povo negro e com a construção de uma Igreja comprometida com a justiça, a dignidade e a ecologia integral.

A XI CONENC 2025 reafirma o protagonismo da Pastoral Afro-Brasileira e a importância da escuta, do diálogo e da ação pastoral transformadora em todos os cantos do país.

 

Próximos compromissos da Pastoral Afro-Brasileira:

  • 29ª Romaria Nacional da Pastoral Afro-Brasileira, em 1º de novembro de 2025, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).
  • XVI EPA – Encontro da Pastoral Afro-Americana e Caribenha, em Luján, Buenos Aires (Argentina), nos dias 04 a 08 de novembro de 2025.

 

“A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim segue comprometida com uma Igreja viva, profética, em saída e em comunhão com os povos negros, quilombolas, periféricos e todos aqueles que sofrem com as injustiças do nosso tempo”, finalizou Dandara Dias.

 

Fotos

Texto/fotos: Dandara Dias

 

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias