A Casa de Retiros “Maria Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro, recebeu entre os dias 15 e 16 de fevereiro, um encontro Diocesano da Pastoral Familiar da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
“Nossa Diocese esteve reunida para rezar, refletir e aprofundar temas relacionados à sua missão pastoral neste ano de 2025”, explicou os coordenadores Adriano Ferreira e Cristiana Temporim, por nota.
Sob a orientação e condução do Padre Wosley Guimarães Pansini, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Cachoeiro, e da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, o retiro promoveu momentos de intensas reflexões e dinâmicas ajudaram os fiéis a perceberem que a esperança não decepciona.
“Os temas meditados e dinâmicas propostas nos levaram a um mergulho profundo no espírito do Ano Jubilar”.
Durante o encontro, os agentes da Pastoral familiar refletiram sobre cinco temas que serão trabalhados ao longo do ano. São eles:
- Reflexão “A família como vai”
- Reflexão “A Esperança não Decepciona”
- Reflexão “A Família enviada para Missão”
- Escala de Adoração Eucarística por Área Pastoral das 21h até as 6h
- Patilha por Área Pastoral: Luzes e Esperança para a Família
- Plenário com registro em papel das esperanças de cada área pastoral
- Construção da Cápsula do Tempo que será aberta no próximo jubileu daqui a 25 anos, ano de 2050: quais são as nossas esperanças e o que faremos para alcançar o que esperamos?
Além das reflexões, o retiro também proporcionou momentos fortes de espiritualidade como a Celebração Penitencial e a Celebração Eucarística que aconteceu após o plantio de uma árvore junto com a cápsula do tempo.
‘As relações entre as pastorais se estreitaram e nossa missão foi renovada. Vimos que a obra é de Deus e que mesmo com tantos desafios, a mão poderosa de Deus agirá na vida de todas as famílias que nos é confiada. A nós cabe o trabalho e a confiança naquele que nunca decepciona”, expressou, completando: “que os frutos deste retiro se multipliquem e inspirem cada vez mais pessoas a se engajarem nas comunidades e a viverem o Evangelho no dia a dia, construindo um mundo com mais amor, acolhimento e esperança, a partir do testemunho de amor e serviço vividos na Pastoral Familiar. Que possamos continuar fortalecendo nossa missão em cada paróquia e comunidade e que mais e mais pessoas se engajem na Pastoral Familiar em nossa Diocese.”