Com o tema “Caminhar como Povo de Deus – Pastur, expressão do cuidado com os que chegam e acolhem”, terminou no último sábado, 09 de agosto, em Brasília (DF), o X Encontro Nacional da Pastoral do Turismo (Pastur) reunindo peregrinos de todas as regiões do Brasil para três dias de formação, espiritualidade e partilha missionária. Representaram a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim Liomar Luciano de Oliveira (coordenador diocesano da Pastur) e Rita Maria Fernandes Leal Moreira Cacemiro (agente da Pastur).
A programação de abertura começou com uma visita guiada pela Cripta de São João Bosco, onde os participantes puderam conhecer mais sobre a história e espiritualidade do santo padroeiro da capital federal.
Às 18h, no espaço externo do Santuário São João Bosco, foi realizada a plantação simbólica de um ipê-rosa, marco dos 10 anos da Pastur no Brasil. A proposta, lida pelo padre João Carlos André, destacou o significado profundo do gesto:
“Assim como suas flores desabrocham mesmo em tempos secos, esta árvore é sinal da fé viva e da esperança que brota nos caminhos da missão. Seu tronco firme recorda a solidez das comunidades que acolhem e evangelizam, e sua beleza é homenagem a cada peregrino que, vindo de diferentes cantos do país, passou por Brasília e deixou aqui um pouco de sua história”.
O momento foi seguido por todos, com a oração do Terço, e às 18h30, pela Santa Missa presidida pelo cardeal Paulo Cézar Costa, arcebispo de Brasília, que acolheu os peregrinos e reforçou a importância da missão de cada agente da Pastur no anúncio do Evangelho por meio do turismo com espiritualidade.
O encontro contou também com momentos de formação, espiritualidade e partilha, além de palestras, visitas guiadas e reflexões sobre os desafios e oportunidades da evangelização no contexto do turismo. Além de Dom Paulo Cezar Costa, Dom Ricardo Hoepers e Pe. Dário Bossi, também participaram do encontro.
“O encontro encerrou no sábado pela manhã na Catedral Metropolitana de Brasília onde, também, foi celebrada a Missa de Encerramento e Envio para XI Encontro Nacional da Pastur que será na Diocese de Lorena [São Paulo]”, afirmou Liomar.
Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim a Pastoral do Turismo, enfrenta muitos desafios, mas amadurece a cada dia. Embora a coordenação diocesana tenha sido estruturada apenas em 2024, já exerce um papel fundamental de evangelização levando as pessoas a descobrir a presença de Deus na beleza da criação, nas manifestações culturais e religiosas e em todos os seus âmbitos, contribuindo para o crescimento com o intercâmbio de experiências e consequente inserção na comunidade de origem, visando assim, a promoção e a construção de uma sociedade justa e solidária.