Os padres da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participam nesta semana, do retiro do Presbitério com o Bispo Diocesano de Cachoeiro. O encontro começou nesta segunda-feira, 1º, com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP e segue até sexta-feira, dia 5.
O retiro acontece na Casa de Retiros “Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro, e tem como pregador o padre José Laércio de Lima. O religioso é mestre em Espiritualidade pela PUG.
O Representante Diocesano dos Presbíteros, Padre Antônio Tatagiba Vimercart, destaca o documento Lumen gentium.
“Neste documento da Igreja, no número dez diz: O Senhor nos fez pastores do seu povo e nos convida a entrar na comunhão com

ele, o bom pastor, para que ele nos eduque segundo o seu pastoreio e assim, tenhamos mais condições de cuidar do seu povo”, destaca o sacerdote.
Realizado anualmente, o retiro além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo. Para fazer um retiro é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o bispo diocesano explicou que o retiro anual é uma oportunidade de reforçar o Ministério Sacerdotal.
“O retiro é uma oportunidade especial para nos colocarmos diante de Deus para pedirmos à Ele força para exercermos nosso ministério”.
Na publicação, o líder da Igreja católica no sul do Espírito Santo pediu orações aos fiéis.
“Estaremos rezando por toda a Diocese, por cada um e cada uma de vocês, por nossas lideranças e pedimos sua oração. Rezem, nesta semana, pelos padre que estão em retiro (…) Rezemos uns pelos outros.”