Com ajuda de parceiros, Santa Casa fornece mamografias e consultas de graça

Uma palavra que tem amedrontado a população nos últimos anos. Câncer. Doença causada pelo crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos do corpo.
Entre as mulheres, um os tipos de maior incidência é o câncer de mama. Já entre os homens, é o câncer de próstata. Por isso, campanhas como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” foram criadas para conscientizar a população sobre a importância do exame de rotina.
Envolvidos com o tema e com a real importância dele para a sociedade, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro, em parceria com o Sicoob CrediRochas, realizou no último sábado, 21, a primeira etapa do Projeto Prevenir.
A iniciativa realizada desde 2011 selecionou mulheres de Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua e Muqui para realizarem exames e consultas de graça. Com o objetivo de promover a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama, o Projeto Prevenir também busca educar e informar sobre os diversos tipos de câncer que atingem as mulheres. As ações do projeto são desenvolvidas em três etapas: palestra informativa e classificação das mulheres, exames e consultas com especialistas.
Para entender a importância da proposta, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em 2016, cerca de 57.960 novos casos de câncer de mama foram estimados no Brasil. Um desses casos foi o de Maria Altoé, que descobriu a doença após o exame fornecido através do projeto no ano passado. Agora já curada ela voltou para motivar outras mulheres.
Estiveram presentes no evento o superintendente da Santa Casa, Pe. Evaldo Ferreira e o presidente do Sicoob CrediRochas, Tales Machado. Neste primeiro momento, foi apresentada uma explicação sobre o câncer de mama tendo como palestrante o Oncologista, Dr. Raphael Luzorio. Ao final, as convidadas puderam tirar dúvidas sobre o tema.
Os exames serão realizados no próximo sábado, 28, e as consultas acontecem no dia 04 de novembro.
Lembre-se: descobrir uma doença é o primeiro passo para a cura, e a descoberta no início aumenta ainda mais as chances.

