Rede Bem Maior

Cáritas Diocesana dá início à projeto de revitalização e humanização de seus espaços

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim não para. São dezenas de ações e projetos espalhados por todo o Sul do Estado do Espírito Santo (e também além dele), através de nossas paróquias, pastorais e entidades, como a Cáritas Diocesana por exemplo. E recentemente os agentes da Cáritas deram início há mais novo projeto, o “Rede Bem Maior”.

 

O projeto consiste na revitalização do espaço da Casa de Passagem Santa Teresa de Calcutá, em um processo de humanização e arborização do espaço. A ideia surgiu com os estagiários do Serviço Social que integram o quadro da Cáritas juntamente com os voluntários da entidade, contando com o apoio dos agentes e das pessoas acolhidas pela Casa de Passagem.

 

“A intenção do projeto, que foi idealizado pelo Ronaldi Brum e Maria da Penha Oliveira Marques, foi fazer do ambiente um local um pouco mais acolhedor. Além disso é também uma intervenção através da arte, porque são os próprios acolhidos que estão aqui na casa de passagem que estão desenhando, pintando os muros, realizando o plantio dessas árvores e também expandindo a horta que já cultivamos”, contou o gerente de projetos da Cáritas Diocesana, Jhone Souza.

 

 

Construção da Sociedade do Bem Viver

 

O Projeto “Rede Bem Maior” está em seu início, mas já vem gerando resultados e ramificando para projeções ainda maiores dentro do Sul Capixaba. Jhone Souza conta que a intenção é levar esta iniciativa a outros projetos da Cáritas, como o Lar João XXIII.

 

O gerente de projetos também agradeceu a parceria com a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. As mudas utilizadas no processo de arborização foram doadas pelo sítio da Diocese, que cultiva espécies da nossa flora e incentiva práticas de reflorestamento e arborização. Desta parceria, uma nova etapa do “Rede Bem Maior” já está sendo projetada.

 

“Com esta parceria com a Diocese, onde pegamos várias mudas de plantas, como Ipê por exemplo, surgiu a ideia de iniciarmos um projeto de revitalização de nascentes, e o primeiro local que vamos realizar esta nova etapa é no próprio sítio da Diocese, onde em um primeiro momento conversamos com o Pe. Antônio Valdeir, que nos apoiou e abraçou a causa. Então este é o projeto ‘Rede Bem Maior’, é uma intervenção através da arte e também preocupação com a nossa comum, que vem de encontro a missão da Cáritas, ‘participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver’”.

 

 

Fotos: Cáritas Diocesana

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar Post:

Autor:

Últimas notícias