Secretários Paroquiais participam de encontro diocesano de formação e atualização

Cerca de 80 secretários e secretárias paroquiais se reuniram, ontem, 07 de abril, no auditório da Casa de Encontros “Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro, para o Encontro de Formação para Secretários(as) Paroquiais. O Bispo Diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, também esteve presente.

Em clima de integração entre os colaboradores de todas as Paroquiais e da Cúria Diocesana, o Vigário Episcopal para Ação Pastoral, padre João Batista Maroni, iniciou o encontro com um momento de oração.

“Estamos no tempo litúrgico da Quaresma, por isso, iniciamos o encontro com um momento de oração e reflexão. Logo após, convidei o Vigário Episcopal para Administração e Economia (Pe. Valdece Schuenk), para suas considerações”.

Padre Schuenk, iniciou sua considerações ressaltando a importância do trabalho financeiro e administrativo na igreja. “Além do valor do trabalho aos olhos do homem, o trabalho que vocês desenvolvem tem essa visão eclesial, em vista de uma missão evangelizadora e profundamente espiritual.”

Schuenk também enfatizou que o setor financeiro e administrativo da Cúria precisa desse trabalho em conjunto com as paróquias para o bom funcionamento do setor. “O cumprimento dos prazos é muito importante porque interfere no andamento geral”, cobrou.

Em continuidade, padre Bruno Sá Rangel, Vigário Judicial, detalhou o serviço prestado pelo Tribunal Eclesiástico, principalmente em cada Câmara Eclesiástica, na relação com as pessoas e nos atendimentos onde, segundo ele, não pode faltar a iluminação da verdade e a prática da Justiça que constroem a paz e favorecem a experiência da Misericórdia que incluem e liberta as pessoas. Padre Bruno também explicou que a Igreja, como toda a sociedade, tem de observar as obrigações, os deveres e os direitos entre seus filhos; muitas vezes, acontecem litígios e conflitos. Então, para realizar essa justiça canônica, é que existem os Tribunais da Igreja, a fim de facilitar e possibilitar a justiça.

O casamento católico também ganhou destaque nas considerações do Vigário Judicial. Feito com todas as condições requeridas pela igreja, o matrimônio deve durar a vida toda como é dito na Bíblia: “ não separe o homem o que Deus uniu”. Entretanto, se houver fortes razões para pensar que não foram cumpridos esses requisitos essenciais, qualquer um dos cônjuges pode recorrer ao Tribunal Eclesiástico da Igreja Católica para exame da causa, afim de averiguar a nulidade do seu matrimônio. “Ao contrário do que muitos acreditam, esse processo de habilitação matrimonial não existe para incentivar o divórcio, mas sim, para assegurar o casamento”, explicou.

Encerrando as participações, o padre José Carlos Ferreira da Silva, Vigário Episcopal para Comunicação, definiu a secretaria paroquial do ponto de vista da comunicação como dois espaços: para o público e para a igreja como setor administrativo. “A secretaria paroquial é um espaço de serviço, acolhida e organização dentro da vida da Paroquia, Comunidade de Comunidades. É ali que muitas pessoas dão seus primeiros passos na vida da fé ou busca apoio para continuar sua caminhada. Por isso, mais do que um local de trabalho administrativo, a secretaria é uma extensão Pastoral da Comunicação da paróquia.” Na segunda definição, o presbítero definiu a secretaria “como o setor responsável por coordenar e registrar as atividades administrativas e pastorais da paróquia. Nela se realizam atendimentos ao público, organização de documentos, registros dos sacramentos, controle de agendas, comunicações oficiais e apoio à ação pastoral. É o ponto de encontro entre a vida prática e a espiritualidade da paróquia. É lugar de escuta, de acolhida e de orientação, sempre iluminado pela missão evangelizadora da Igreja”. Padre José Carlos encerrou sua participação destacando os secretários(as) como agentes da Pastoral da Comunicação, por reterem informações de interesse comunitários, paroquial e diocesano.

Ao final, Pe. Maroni agradeceu a todos pela participação, os envolvidos na organização do encontro, e também as equipes de trabalho que colaboraram preparando o espaço, a refeições e outros serviços.

 

Fotos

Fotos: Pe. José Carlos Ferreira da Silva

Compartilhar Post:

Autor:

Diocese Cachoeiro

Últimas notícias