Seminaristas Propedêuticos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, participaram neste sábado, 4 de maio, de uma iniciativa própria para fortalecer o combate à dengue. A ação contou com os seis seminaristas do Seminário Menor Bom Pastor que se dividiram em pequenos grupos para a realização da vistoria feita nas dependências do Seminário Diocesano, no bairro Baiminas.
“Foi uma iniciativa dos próprios seminaristas e, neste mutirão, eles vasculharam jardins, áreas externas, terraço e, conseguiram localizar e eliminar pneus, jardineiras, caixas de leite e até uma cuba de banheiro que poderiam se tornar focos de dengue”, explicou o reitor do Seminário Diocesano, Padre Sebastião Lopes.
Na vistoria, os seminaristas realizaram buscas por possíveis focos da dengue, bem como aprenderem sobre como prevenir a criação de focos do mosquito Aedes aegypti aos moradores da região.
Alef Fernandes, 19 anos, é seminarista e conta que a iniciativa foi um aprendizado na Dimensão Comunitária. “Ficamos animados em participar dessa ação de combate à dengue. Todos nós (seminaristas) sabemos o quanto é importante estarmos atentos e agirmos para evitar a proliferação do mosquito transmissor. As pequenas atitudes, como eliminar recipientes que acumulam água parada, podem fazer uma grande diferença na prevenção da doença. Essa é uma das riquezas que a formação propedêutica nos fornece, a Dimensão Comunitária”, expressou.