O dia 23 de agosto é especial para católicos por ser o dia em que é celebrada Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina. Em 2025, a data tornou-se ainda mais importante para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, por celebrar o Ministério Diaconal de seus três novos diáconos: Adriano Ferreira, da Paróquia Nossa Senhora da Consolação (Cachoeiro de Itapemirim), Marcos José Azevedo Merçon, da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Alegre), e Sebastião Nogueira da Silva, da Paróquia São Pedro Apóstolo (Venda Nova do Imigrante).
Anos após darem seu ‘sim’ ao ingressarem, em diferentes períodos, na Escola Diaconal Santo Estevão, os três homens foram ordenados diáconos permanentes no Altar da Matriz da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Venda Nova do Imigrante, na região serrana do estado.
A celebração foi presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa CP, Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim e concelebrada pelos padres presentes, especialmente pelos párocos das comunidades dos ordenandos: Frei Rildo Fonseca de Lima O.A.R, Padre Carlos Henrique Dias e Padre Cristian Vieira Batista.
“Além de familiares e amigos, participaram numerosos fiéis da paróquia local e de outras comunidades da Diocese, juntamente com um expressivo número de Diáconos permanentes e seminaristas. Foi um momento de profunda emoção e alegria, vivido intensamente por toda a comunidade”, comentou o diácono Jose Adilson Soares.
Em sua reflexão, Dom Luiz Fernando destacou a importância da oração e do incentivo às diversas vocações: o Diaconato Permanente, o Sacerdócio, a Vida Religiosa Consagrada e a Vocação Leiga. Inspirado em palavras do Papa Francisco, destacou que a Igreja é chamada a ser sinodal, missionária e diaconal, sempre a serviço do Reino de Deus.
“É importante refletirmos quais são as funções próprias dos diáconos. Fortalecidos com os dons do Espírito Santo, os diáconos deverão ajudar ao bispo e seu presbitérios no Serviço da Palavra, no Serviço do Altar e no Serviço da Caridade, mostrando-se servos de todos. Como ministros do altar, irão proclamar o Evangelho, preparar o sacrifício e repartir, entre os fiéis, o corpo e o sangue do Senhor. Além disso, por mandado do bispo, poderão exortar e instruir nas sagrada doutrina – não só os não crentes, mas também os fiéis. Poderão ainda admitir orações, administrar o batismo, assistir e abençoar o matrimônio, levar o viático aos agonizantes e oficiar as exéquias”, lembrou o bispo.
Os novos diáconos manifestaram o desejo de assumir este Ministério no Propósito dos Eleitos e fizeram a Prece Litânica (ladainha de todos os santos). Antes da Paramentação, Adriano, Marcos José e Sebastião passaram pela Imposição das Mãos e pela Prece de Ordenação.
Próximo ao encerramento da celebração, o diácono Adriano fez os agradecimentos em nome dos ordenados e aproveitou para agradecer suas famílias pelo apoio e incentivo no período da formação: “Nossas famílias que, neste período [de formação] nos deram apoio e força para seguirmos na missão que Deus nos confiou, especialmente, as esposas que compartilharam das alegrias, tristezas e crises que enfrentamos ao longo de todo o processo. À vocês nosso amor e nossa eterna gratidão”.
Fotos

▶ Conheça os novos diáconos:
◾Adriano Ferreira
O lema diaconal escolhido por Adriano Ferreira revela a forma pela qual ele pretende servir à Igreja: “Aquele que quiser tornar-se grande entre vós, seja aquele que serve” (Mt 20,26)
O novo diácono tem 52 anos, nasceu em família católica na cidade Cachoeiro de Itapemirim. Em sua Paróquia de origem, Nossa Senhora da Consolação, na mesma cidade, ele já atuou na Pastoral da Juventude, Renovação Carismática Católica, Ministério da Palavra e Pastoral Familiar.
Adriano é Bacharel em Sistemas de Informação, Bacharel em Teologia e Pós-Graduado em Gestão Empresarial.
Primeiro filho de Gerson Ferreira e Dulce Maria Muniz Ferreira, possui mais quatro irmãos: Karla Renata Ferreira, Carlos Renato Ferreira, falecido dois meses após o parto, Gislayne Ferreira e Gustavo Ferreira, o caçula.
O diácono é casado com Cristiana Temporim Ribeiro Ferreira há 26 anos, pai de Mateus Temporim Ferreira, 22 anos, recém-casado, e Mariana Temporim Ferreira de 18 anos.
Para Adriano, receber o Sacramento da Ordem é dizer sim ao amor de Deus, ao exemplo de Maria Mãe do Senhor, se colocando a serviço da Igreja e dos irmãos. É uma resposta livre, consciente das exigências do ministério diaconal que assume com alegria e gratidão.
◾Marcos José Azevedo Merçon
Marcos José Azevedo Merçon nasceu em 17 de março de 1979, na cidade de Alegre – Espírito Santo, filho de José Sopriano Merçon e Maria da Penha Azevedo Merçon. É irmão de Simony Maria Azevedo Merçon Paschoa e Regiane Aparecida Azevedo Merçon Amaral, e desde sua infância viveu em um ambiente familiar marcado pela fé, pelo serviço e pela presença amorosa da Igreja.
Casado há 19 anos com Adriana Corrente Merçon, vive com ela uma bela história de amor, companheirismo e entrega à vontade de Deus. O casal foi abençoado com a graça da paternidade por meio da adoção de Dalliana Corrente Merçon. Profissionalmente, é cirurgião-dentista, exercendo sua vocação com dedicação há 21 anos.
Sua vida cristã teve início nos braços da mãe Igreja: foi batizado em 22 de abril de 1979 na Comunidade Nossa Senhora da Penha, em Alegre, onde também recebeu o sacramento da Crisma, no dia 3 de maio de 1981, pelas mãos do então bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Pelúzio.
Durante a infância, mudou-se com seus pais para o distrito de Rive, em Alegre, onde passou a integrar a Comunidade Nossa Senhora da Penha, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Jerônimo Monteiro. Ali foi catequisado e recebeu sua Primeira Eucaristia. Sempre muito participativo, fez parte da Liga Católica, da Legião de Maria e do Círculo Bíblico, marcando desde cedo sua vocação para o serviço à Igreja e à comunidade.
Após o matrimônio, celebrado em 27 de maio de 2006, retornou à cidade de Alegre, onde passou a integrar a Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Nessa comunidade, assumiu diversos serviços e missões, entre eles a coordenação da Pastoral do Batismo, o ministério extraordinário da Eucaristia e a liderança comunitária como coordenador da comunidade.
Alguns anos mais tarde, voltou a atuar na Comunidade Nossa Senhora da Penha, em Alegre, onde permanece até hoje. Sua caminhada pastoral é marcada por uma entrega generosa e constante: foi coordenador paroquial da Pastoral da Criança, integrou a Pastoral Familiar e é membro ativo do movimento PLC — Peregrinos Leigos Cristãos. Atualmente, atua como Ministro Extraordinário da Palavra, servindo com fidelidade na liturgia da Palavra de Deus, e também como tesoureiro paroquial, exercendo com responsabilidade a administração dos bens da Paróquia e o cuidado com a missão evangelizadora da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
Há doze anos, exerce com amor o voluntariado na Fazenda da Esperança de Alegre, instituição onde já ocupou o cargo de vice-presidente e, atualmente, serve como catequista e responsável pelas celebrações e retiros. Sua dedicação e testemunho cristão o levaram, em 2023, a viver uma das experiências mais marcantes de sua vida espiritual: conhecer pessoalmente o Papa Francisco, em uma audiência especial realizada em comemoração aos 40 anos da Fazenda da Esperança.
No ano de 2017, por meio de um chamado especial de Deus, confirmado através do convite do então pároco Padre Enildo, Marcos deu início à sua caminhada vocacional rumo ao Diaconato Permanente. Ingressou na Escola Diaconal Santo Estêvão, em Cachoeiro de Itapemirim, onde, com profundo zelo e discernimento, reconheceu sua vocação ao serviço da Igreja de Cristo. Desde então, cumpriu com fidelidade todas as etapas formativas, concluiu o curso de Teologia e diversas formações pastorais, amadurecendo e confirmando o seu “sim” à Santa Igreja, com o coração pleno de fé e de disponibilidade para o serviço ao povo de Deus.
Marcos se apresentou no último sábado, 23, diante do altar do Senhor, consagrando sua vida ao ministério diaconal sob o lema retirado do Salmo 40,9, que expressa com clareza a disposição do seu coração: “Tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Tua lei está dentro do meu coração.”
Este versículo torna-se agora compromisso de vida, entrega e fidelidade. Marcos é um cristão que caminha com humildade, perseverança e zelo pelo Evangelho. Sua trajetória revela um homem comprometido com a missão de evangelizar, de servir e de transformar o mundo a partir da fé em Jesus Cristo. Seu testemunho é luz e inspiração para todos que com ele convivem.
◾Sebastião Nogueira da Silva
Natural de Afonso Claudio, residindo em Venda Nova desde os 6 anos de idade, Sebastião Nogueira da Silva é o sexto dos oito filhos do casal Sebastião Jose Nogueira e Juraci da Silva Nogueira (in memoriam). Há 38 anos, é casado com Vera Lucia Pianzola Nogueira e é pai de dois filhos, Dheimison e Rhaimison é o vovô da Cecilia. Em sua trajetória de vida tem se esforçado para dar testemunho de sua fé, participando ativamente e dedicando-se aos serviços da Igreja que lhe foram confiados.
Bacharel em Teologia, Sebastião é também o Administrador de sua empresa no ramo da construção civil, buscando junto com as pessoas do seu cotidiano, viver e testemunhar os valores do bem e da justiça. Ele é um membro atuante na Paróquia São Pedro Apostolo de Venda Nova do Imigrante, e na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Sua atuação abrange diversos serviços pastorais e ministeriais, que contribuíram significativamente para o seu despertar e amadurecimento em relação à vocação ao Diaconato Permanente.