02.10.2015

ECOLOGIA.

No dia 24 de maio de 2015 o Papa Francisco publicou a sua Encíclica “Laudato si”, que versa sobre o cuidado com a casa comum, o planeta terra.

Atendendo aos apelos do Papa Francisco  e a uma das prioridades apontadas no Plano de Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (2015 – 2019) foi realizada nesta sexta-feira (02), no salão do Secretariado Diocesano de Pastoral, a reunião da Pastoral da Ecologia, com o objetivo de reanimar e dinamizar a Pastoral, com o mesmo olhar à casa comum que nos pede o Papa com a Laudato Si, visando também uma nova postura diante do meio ambiente.

Se ainda não conhece a Laudato Si pode ler a Encíclica na íntegra clicando aqui.

Contando com a presença dos padres Gelson de Souza, Coordenador Diocesano de Pastoal, e Giovanni Geraldo Quites, Coordenador Diocesano das Pastorais Sociais (da qual a Pastoral da Ecologia está inserida), a reunião apontou as ações que já acontecem na Pastoral da Ecologia da Diocese de Cachoeiro, em parceria com a gestão pública. Uma das ações apontadas é o projeto “coleta de porta em porta”, que transforma lixo reciclado em fonte de renda, através da coleta efetuada pelos “catadores”.

Outro assunto discutido na reunião, que está em pauta em muitos setores da sociedade e gera grande preocupação, é a questão hídrica, sendo apontadas também as iniciativas que já são postas em prática na Diocese de Cachoeiro, como a bênção das nascentes realizadas pelas Paróquias, por exemplo.

No próximo dia 23 de outubro, às 09h, a Pastoral da Ecologia tem nova reunião agendada.

Nova Coordenação

A reunião de hoje foi marcada também pela eleição da coordenação da Pastoral da Ecologia, sendo eleito como Coordenador o senhor Valério Raymundo, suplente do Conselho Estadual e Municipal do Meio Ambiente, e como vice coordenadora a senhora Carina Prado, Secretária de Planejamento e Monitoramento Ambiental.

Também fazem parte da Equipe da Pastoral da Ecologia; Paulo Breda, Kamila DeAngeli Albernaz, Carlos Antônio Mendes Lacerda,  Edmar Fabris, Augusto Bechepeche e Dalton Temporim.

Reunião foi realizada no salão do Secretariado Diocesano de Pastoral, em Cachoeiro de Itapemirim.

Esquerda para direita: Carina Prado da Silva, Augusto Bechepeche , Kamila DeAngeli, Valério Raymundo, Ana Elde Silva e Pe. Gelson de Souza.