12.12.2016

Reunião do COMIDI

Início do mês é marcado pelo Encontro do Conselho Missionário

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” Madre Teresa de Calcutá

No dia 3 de dezembro, aconteceu no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Consolação (bairro Guandu - Cachoeiro de Itapemirim), o Encontro Anual do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI).

Participaram do encontro 54 agentes missionários representando 17 paróquias da Diocese. Com a participação de Diáconos, seminaristas, coordenadores de CPP, coordenadores paroquiais da Infância e Adolescência Missionária (IAM), representantes da Juventude Missionária (JM), representantes dos grupos de animação missionária nas paróquias, representantes da RCC e demais pessoas envolvidas na dimensão missionária nas paróquias.

O encontro iniciou com a oração da manhã conduzida por Selma Márcia, refletindo o texto de Gênesis 1,1-11 para que todos possam lançar um olhar de misericórdia com a Casa Comum.

Em clima de alegria, Pe. Alci Monteiro Dias (nomeado este ano Coordenador do COMIDI) fez a acolhida a todos os participantes e expôs o objetivo de convocação das paróquias para este encontro. Foi para conversar, ouvir e articular a dimensão missionária na Diocese, além da apresentação dos principais trabalhos realizados nas paróquias.  Outro ponto foi perceber aquilo que é necessidade nessa dimensão para que o COMIDI também possa fazer seu planejamento indo a cada paróquia, ajudando naquilo que é necessidade específica de cada uma.

Pe. Andherson Franklin (Coordenador de Pastoral Diocesano) esteve presente no encontro. Sua fala deixou claro que o COMIDI e os COMIPAs (Conselho Missionário Paroquial) devem ser os provocadores e animadores da ação missionária na diocese. “A vida pastoral da nossa diocese é muito dinâmica o que resulta em bons frutos”, explicou o Padre.

Os participantes relataram inúmeras experiências ricas que estão acontecendo nas paróquias, mas também ficou evidente que precisamos ainda dar passos significativos para fazer de cada paróquia uma Igreja missionária, tornando-se, toda ela, um espírito de comunhão e participação. Em seguida ocorreram os trabalhos em grupo, onde foram questionadas perguntas como: O que está sendo feito nas paróquias e as luzes para dar continuidade ao trabalho em 2017?

A partilha em plenária dos grupos demonstrou várias iniciativas que vem sendo realizadas nas paróquias e comunidades, tais como o trabalho da Infância, Adolescência e Juventude Missionária, as visitas missionárias realizadas por leigos(as), o Ano Missionário, entre outras.  Ficou evidente que as paróquias devem se organizar e criar os COMIPAS.  “O COMIPA terá um papel de articulador – as pessoas que dele fizerem parte farão chegar o anúncio de Jesus Cristo àqueles que ainda não conhecem. É necessário que nossas paróquias sejam missionárias”, completou o Padre Andherson Franklin.

Quem desejar obter mais informações sobre o COMIDI, entre em contato com a equipe pelo email comidi.dci@gmail.com  ou comidi-cachoeiro@live.com. Ou pelos telefones (28) 99963-1210 (Pe. Alci), (28) 99918-4797 (Selma Márcia), (28) 99966-6789 (Ducarmo), (28) 99959-7733 (Joaquim), (28) 99994-3940 (João Trocate) ou no Secretariado de Pastoral (28) 2101-7604.

Fotos e Informações: Coordenação do COMIDI