17.03.2017

Alegre Web Rádio

Rádio online de Alegre leva a "Palavra de Deus até os confins da Terra”

A cada dia que passa, nova formas de comunicação são inseridas no contexto de nossa sociedade. Algumas simples, outras mais complexas, umas um tanto objetivas, outras visando apenas o entretenimento. Este é o século XXI.

E em nosso meio cristão, não podemos abdicar destas ferramentas, pois são formas de estarmos difundindo a Palavra de Deus. No Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil é mencionado que “a Igreja no Brasil vem procurando acompanhar o desenvolvimento do processo comunicacional em sua feição midiática a fim de atualizar a sua missão no mundo”.

Porém, tão importante quanto acompanhar a caminhada tecnológica de nosso tempo é saber valorizar as “tradicionais”. Em tempos de Facebook, Instagram e snapchat, ainda há também espaço para o bom e velho rádio. Nossa Diocese possuí a sua rádio própria, a Rádio Diocesana. Algumas de nossas paróquias também possuem rádios alternativas ou mantém programas católicos em suas rádios locais. As rádios são tão fundamentais hoje em dia quanto eram há décadas atrás.

E quando o novo encontra o velho? Se misturarmos o arcaico com o atual, o que acontece? É possível fazer esta fusão? Tanto é possível como já é praticada em várias localidades. E uma dessas localidades é no município de Alegre-ES, através da Alegre Web Rádio. Web Rádio, para quem desconhece, é uma nova forma de comunicação utilizando uma forma já tradicional. Nada mais é do que uma rádio que utiliza a internet para se propagar e divulgar seu conteúdo. A vantagem está exatamente aí, pois ao utilizar a internet ela não se encontra limitada pelas ondas de transmissão.

A Alegre Web Rádio surgiu através de Jerle Joe Peixoto. Fundador da Web Rádio, ele contou ao Departamento Diocesano de Comunicação como sentiu essa necessidade de levar Palavra de Deus através da rede mundial de comunicação.

“Eu sempre estive inserido no seio da Igreja. Meus pais sempre me mostraram o caminho que é Jesus, é algo que vem comigo desde o berço. Fui Ministro da Eucaristia, posteriormente Ministro da Palavra, mas eu comecei a sentir a necessidade de fazer algo mais no sentido da evangelização, um chamado. Então, quando o Papa Francisco cita que ‘devemos sair da Igreja’, aliado a uma outra fala dele sobre a utilização dos novos meios de comunicação a serviço da evangelização, eu entendi o que deveria fazer”.

O estúdio funciona em um cômodo na casa da mãe de Jerle, que explica um pouco mais do início da rádio:

“A Alegre Web Radio funciona desde 2014, vamos entrar no 4º ano de funcionamento. A acústica do nosso estúdio é toda feita com caixa de ovos. Queríamos um ambiente onde as pessoas pudessem entrar e se sentir aconchegadas, acolhidas, sem a necessidade de exageros. Simplicidade, como Jesus ensinou”.

É o próprio Jerle quem mantém a Rádio no ar, onde, juntamente com a família, arca com os custos. A ajuda de parceiros e voluntários também se faz fundamental para o sucesso dela. Atualmente, além do próprio Jerle, integram à equipe seu filho, João Paulo, e outros dois locutores. A Web Rádio tem sua programação praticamente 100% cristã, centrada nas músicas, notícias e eventos do âmbito católico. São transmissões de Celebrações Eucarísticas, momentos de oração, grupos de jovens e até mesmo dos retiros de carnaval que ocorreram recentemente. Mas eles gostariam de mais:

“Nós temos o apoio do Pároco de Alegre, o Padre Enildo Souza, tudo o que fazemos buscamos ter a sua aprovação e conhecimento. É uma rádio feita em família, também com todo o apoio da minha esposa e dos meus filhos. E temos o desejo de transmitir mais conteúdo, porém faltam voluntários para expandir a programação, mas sabemos que Deus encaminha tudo no momento adequado. Atualmente temos uma média de público de 2 mil ouvintes. Já recebemos informações de ouvintes até mesmo dos Estados Unidos e da Inglaterra“.

Essa é a grande vantagem das rádios virtuais, elas ultrapassam barreiras e podem ser ouvidas em qualquer local do planeta. Para acessar a Alegre Web Rádio basta acessar o site www.alegrewebradio.com.br e automaticamente você já estará sintonizado à programação. Também é possível acessá-la através de celulares e smartphones, baixando o aplicativo. Para baixa-lo CLIQUE AQUI.

Desejamos a Web Rádio de Alegre que ela permaneça firme na propagação da Palavra de Deus. Que neste ano Mariano, Nossa Senhora Aparecida derrame ainda mais bênçãos sobre todos os envolvidos.

“Levar a Palavra de Deus até os confins da Terra, esse é o objetivo. É muito bacana ver o reconhecimento das pessoas, saber que estamos conseguindo atingir o coração delas, receber o estímulo da nossa Diocese.  O que posso dizer é que vale a pena se doar, vale muito a pena”, concluiu Jerle Peixoto.

O Departamento Diocesano de Comunicação agradece a Leonardo Moreira, João Paulo Novaes Peixoto e Jerle Joe Peixoto pelas informações fornecidas.

Da esquerda para a direita:  Fabrício Gonçalves, Jerle Joe Peixoto, Ana Carolina Novaes Peixoto e João Paulo Novaes Peixoto.

19/03/2017 - Ivonete Rebelo Santos

Olá gentem!!! É maravilhoso ouvir uma radio que tem pessoas tão abençoadas como esse trio. Que DEUS os abençoe ricamente. Milhões de bençãos e beijos pra todos vocês.