22.03.2017

São Gabriel da Cachoeira

Dom Dario Campos visita a diocese mais indígena do Brasil

Durante toda a última semana, o nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos esteve participando de um retiro de sua Congregação, em local um pouco distante de Cachoeiro de Itapemirim. Onde? Na Diocese de São Gabriel da Cachoeira.

São Gabriel da Cachoeira fica no extremo noroeste do país, no estado do Amazonas, há 850 km da capital Manaus. Situada às margens da bacia do Rio Negro, é um município considerado estratégico para o Brasil, fazendo divisa com outros dois países sul-americanos, a Colômbia e a Venezuela. Sua Diocese é composta por 10 Paróquias, tendo sido elevada à dignidade de diocese pelo Papa João Paulo II em 30 de outubro de 1980, com a denominação de Diocese de Rio Negro. No dia 21 de outubro de 1981, o Papa João Paulo II mudou o nome para Diocese de São Gabriel da Cachoeira.

A cidade possui ainda uma outra característica marcante: de acordo com o IBGE, nove, em cada dez habitantes, são indígenas. Dom Dario Campos pôde ver esta realidade de perto, acompanhando a rotina e os costumes da população. O nosso Bispo, ao visitar o norte do país, pôde também devolver a visita que Dom Edson Taschetto Damian, Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, fez à nossa Diocese, sendo inclusive o pregador do Retiro de Presbíteros que aconteceu entre os dias 6 e 9 de março. Caso não tenha visto, CLIQUE AQUI.

Mas a realidade das Igrejas destas regiões do Brasil nem sempre é fácil de se acompanhar. A Diocese de São Gabriel da Cachoeira, por exemplo, tem aproximadamente 280 mil km² com algo em torno de 90 mil habitantes. Para se ter uma ideia, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim possui pouco mais de 10 mil km², sendo que somente a cidade sede (Cachoeiro) têm mais de 200 mil habitantes.

Em resumo, nesta conta habitantes x área, na Diocese de São Gabriel da Cachoeira é como se o estado de São Paulo tivesse a população da cidade de Aracruz (norte do Espírito Santo). Mas apesar das dificuldades, a evangelização tem resultado em frutos. A Diocese de São Gabriel da Cachoeira conta com três presbíteros e dois diáconos que vieram de comunidades indígenas. Eles inclusive auxiliam na interlocução da Igreja com estas comunidades, ajudando a levar a Palavra de Deus até os cantos mais longínquos da Terra.

Dom Dario às margens do Rio Negro

Padre Odílio Gentil dos Santos, um dos três presbíteros indígenas da Diocese de São Gabriel da Cachoeira

Dom Edson Taschetto Damian e Dom Dario Campos

22/03/2017 - Theresinha Maria de Jesus

Uma ótima experiência para Dom DARIO,um renovo para a vida espiritual.