29.05.2017

PASCOM

Veja como foi o Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação

No dia 27 de maio (sábado), aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Cachoeiro, o Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação (PASCOM).

O evento iniciou-se às 8h da manhã com o Ofício Divino das Comunidades, dando prosseguimento com a fala inicial do Padre Joselito (Nogueira Diretor do Departamento Diocesano de Comunicação) e Marcela Cabral (Coordenadora Diocesana da PASCOM)

Um dos focos do encontro foi voltado para a formação dos leigos que lidam diretamente com a comunicação em nossas paróquias e comunidades, como ministros da Palavra, catequistas, secretárias (os) e agentes da Pastoral da Comunicação.

Outro foco também foi a explanação da Carta do Papa Francisco ao 51º Dia das Comunicações Sociais, comemorado neste domingo, dia 28. Com a Carta, cujo tema é “Comunicar esperança e Confiança no nosso tempo” o Santo Padre vem orientar e alertar que a comunicação deve trazer a esperança do “Novo Céu e Nova Terra”, mesmo que as correntes contrárias do mundo nos levem a pensamentos e opiniões pessimistas da realidade, assim como do futuro.

Reflexão e interação

No segundo momento do encontro, após o almoço, os quase 50 participantes foram divididos em quatro ambientes, iniciando assim as oficinas. As oficinas trataram dos seguintes temas:

Oficina 1: A comunicação da Sagrada Escritura nas Cebs, com Padre Tiago Malanquini;

Oficina 2: Catequese e Comunicação: Século 21 e novas mídias, com Flávio Faco;

Oficina 3: Como usar as novas mídias no secretariado, com Sílvia Carla Nascimento;

Oficina 4: A Comunicação na vida e missão da Igreja, com Elio Carlos Miranda.

Clique aqui e saiba um pouco mais sobre cada um dos oficineiros.

Todas muito bem elogiadas, após o término das oficinas seus integrantes compartilharam com os demais participantes do encontro o conteúdo, o aprendizado e a vivência ali experimentada. O Departamento Diocesano de Comunicação esteve presente nas oficinas, representado por Flávio Faco. Com o tema “Catequese e Comunicação: Século 21 e novas mídias”, Flávio abordou a importância dos novos meios digitais para a catequese. Porém, ressaltou que “catequizar” não é o ato apenas de estar em sala de aula com os jovens, mas é uma ação do nosso cotidiano.

“Nós, enquanto cristãos, evangelizamos diariamente. Um ato de bondade, serenidade e humildade são as ações de catequese que Jesus pediu que aplicássemos sempre. Quem trabalha com a iniciação cristã e aqueles que não trabalham, todos estes, incluindo nós aqui nesta sala, catequizamos no dia-a-dia quando somos verdadeiros cristãos. Somos todos Catequistas”.

Testemunho

Tratando-se de vivência, antes da benção final realizada pelo Padre Tiago Malanquini, Vinício Oliveira Sena, da Pastoral da Comunicação de Iúna, deu o seu testemunho de fé. Relembrando momentos de dificuldades e incertezas, Vinício contou que quando as pessoas permitem doar-se um pouco à Deus, no final o pouco se torna algo grandioso.

A todos que participaram, que o encontro frutifique ainda mais a PASCOM em nossas paróquias e comunidades. Anunciar é preciso. Sejamos instrumentos de Evangelização no novo tempo.

“Nossa pastoral é uma ‘Pastoral de Conjunto’, isso quer dizer que não é ‘só mais uma pastoral’, mas que vem integrar as demais de forma efetiva, e ter a participação de membros de outras pastorais, para que façamos que as ações Evangelizadoras de Nossa Igreja sejam mais notáveis” – Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação.

Fotos: Marcela Cabral (Coord. Diocesana da Pascom) e Irene Perim.

31/05/2017 - Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Realmente Arildo, foi muito enriquecedor. A Coordenação Diocesana da Pastoral de Comunicação merece todos os agradecimentos.

29/05/2017 - Arildo Targino

O encontro foi maravilhoso! Parabéns aos organizadores.