31.05.2017

Dom Vicente Ferreira

Muita emoção na ordenação Episcopal que contou com a presença de Dom Dario Campos

Igreja São José, no coração da cidade de Belo Horizonte, ficou repleta de fiéis, de vários lugares do Brasil, na manhã do último sábado, dia 27 de maio. Milhares de pessoas participaram, com grande alegria, da Ordenação Episcopal de Dom Vicente de Paula Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte nomeado pelo Papa Francisco no dia 8 de março. Muitos fiéis também acompanharam a Ordenação Episcopal por meio de telões instalados na lateral do templo.

A celebração teve como Bispo ordenante Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte, e como Bispos coordenastes o Arcebispo de Diamantina, Dom Darci Nicioli e o nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos.

Dom Walmor destacou, em sua homilia, que devemos olhar nossa Igreja como servidora e que, nesta missão, Dom Vicente apresenta a nobreza do coração redentorista, em comunhão com os ensinamentos do fundador da Congregação, Santo Afonso Ligori.

“Que Santo Afonso seja a sua inspiração e que sejam muitas as alegrias de seu coração”. Dom Walmor também falou sobre a missão de dom Vicente na Arquidiocese de Belo Horizonte, à frente do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária: “Temos consciência de nosso desafio enorme, em muitas direções, principalmente com relação às Vilas e Favelas. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, temos mais de 500 mil pessoas que moram em Vilas e Favelas e precisamos estar presentes em todas elas. Queremos enfrentar este desafio com o trabalho bonito do Vicariato Episcopal para Ação Missionária, que terá a responsabilidade de condução de dom Vicente. Tenho certeza de que nesta frente, e em outras importantes, como o acompanhamento do Vale do Paraopeba, que é uma área rural, nós vamos ter grandes avanços missionários com o trabalho de dom Vicente”.

Destacando o seu lema episcopal “A caridade jamais se acabará” o novo Bispo disse que quer construir não projetos para os pobres, mas construir projetos com os mais pobres, com os que mais precisam: “Estou muito feliz, sei da responsabilidade do trabalho, mas ao mesmo tempo reconheço que Deus vai nos conduzindo. No dia de hoje, o coração fica cheio de coisas boas e peço que todos vocês rezem por mim”.

Dom Vicente nasceu em Alegre (ES), em 21 de outubro de 1970. Fez sua profissão religiosa na Congregação Redentorista, Província do Rio de Janeiro, em 1992. Foi ordenado presbítero em 1996. Com 25 anos de vida religiosa, monsenhor Vicente tem 46 anos de idade. Na Congregação Redentorista, dedicou-se à Província do Rio, Minas e Espírito Santo.

Informações da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Fotos: Raphel Calixto