05.06.2017

Festa de São José de Anchieta

Dom Dario Campos participa do 3º dia da novena

O nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos presidiu, pela primeira vez, o terceiro dia da novena em louvor a São José de Anchieta, na noite de sexta-feira (2) com a participação da equipe de canto do Santuário.

Durante a celebração, Dom Dario fez um breve relato sobre a sua trajetória de vida, desde o seu nascimento no interior de Castelo, sua mudança para o Rio de Janeiro, onde ficou até os 19 anos, até sua ida para Minas Gerais, onde foi ordenado Bispo. Relatou também sua ida para Leopoldina e depois a sua nomeação para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. O Bispo ressaltou a aproximação da solenidade de Pentecostes, lembrando que é um momento de profunda oração dos cristãos ao Divino Espírito Santo.

“Jesus confia a Pedro que cuide das ovelhas, das pessoas e da Igreja de Jesus, que brilha pelo amor ao próximo, que as pessoas se amem e que seja de modo recíproco. “O Papa construiu uma lavanderia para que os pobres, pudessem lavar suas roupas”, falou Dom Dario, comentando também sobre o exemplo e o carinho que o Papa tem pelos abandonados e pobres.

Dom Dario Campos evidenciou também a missão de evangelização de São José de Anchieta.

“Dizer que amamos Jesus é fácil, mas nós temos que demonstrar isso, fazendo o bem, ajudando as pessoas e seguindo os ensinamentos de Cristo. Que as pessoas possam ver a cada um de nós como seguidores de Cristo e a união verdadeira se dá pelo amor. O sacerdote (José de Anchieta) foi declarado o Padroeiro dos Catequistas. Ele entra na vida do povo indígena, aprendendo para ensinar a gramática para seus irmãos. O que você for fazer, se for um trabalho, cuidar dos filhos, ser mãe ou pai, o que você fizer na vida que seja realmente de corpo e alma. Foi São José de Anchieta que trouxe o Evangelho para Anchieta, sempre lutando para que os indígenas também fossem considerados como filhos de Deus, porque somos todos humanos. São José de Anchieta não queria ver ninguém parado, então temos que seguir os passos dele, ir ao encontro uns dos outros”

Entrevista

Antes da celebração, o Bispo de Cachoeiro de Itapemirim conversou com a equipe do Santuário, ressaltando o misericordioso trabalho de evangelização do Padre Jesuíta.

"Padre Anchieta trabalhou no solo capixaba, conheceu esta terra, pisou neste chão, respirou este ar, bebeu desta água, se alimentou destes peixes, dos palmitos desta terra, então é alguém que tem muito a nos transmitir, pois viveu as alegrias e as angústias do nosso povo capixaba".

Sobre a devoção a São José de Anchieta, que ultrapassa as fronteiras do Espírito Santo, Dom Dario disse que "todo aquele homem ou mulher de Deus que se consagra e se coloca a serviço do povo ultrapassa os limites, porque Deus é sem fronteiras. E neste terceiro dia da novena, nos preparando para o grande dia 9 de junho, penso que o povo traz essa grande devoção e para mim, hoje, a grande mensagem de celebrar São José de Anchieta é lembrar uma frase de Francisco, que ele pede muito a todos nós: uma Igreja em saída. Isto já acontecia com Anchieta, quando deixou sua terra e veio para o Brasil. É um homem que não se fechou no seu país, no seu mundo, mas veio se lançar em terras estranhas".

Ao final, Dom Dario pede a intercessão de São José de Anchieta para o povo capixaba.

"Nesse momento tão difícil, tão crítico que estamos passando no Brasil, peço a São José de Anchieta que interceda a Deus, por nós e principalmente pelo Espírito Santo, que é um estado tão marcado pela violência, pela desigualdade, pela falta de saúde, pela falta de educação básica. É muito importante que São José de Anchieta, que foi um catequista, que levou a Palavra de Deus, nos ajude a vencer e a não perder a esperança. Que sigamos evangelizando no amor de Jesus Cristo".

Fonte: Santuário Nacional de São José de Anchieta