07.06.2017

Entrevista Exclusiva

Em conversa com o Departamento de Comunicação, Monsenhor Juarez brinca, revela anseios e agradece aos fiéis da Diocese de Cachoeiro

A diocese de Cachoeiro de Itapemirim está em êxtase na manhã desta quarta-feira (07/06). Logo nas primeiras horas do dia, Dom Dario Campos, nosso Bispo Diocesano, revelou que o Mons. Juarez Delorto Secco, Pároco da Paróquia São Pedro – Catedral, foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (clique aqui e leia mais).

Dom Orani João Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e nomeado Cardeal em 2014, enviou à nossa Diocese uma nota de agradecimento e felicitações, publicada aqui em nosso site, onde pode ser lida na íntegra.

Com tanta alegria pairando no ar, Monsenhor Juarez está tendo um dia muito corrido e agitado. Mas o Departamento Diocesano de Comunicação conseguiu “alugar” o futuro Bispo por alguns minutos. Em uma entrevista exclusiva e muito bem-humorado, ele contou um pouco da surpresa da notícia, da mistura de sentimentos e deixou um recado mais que especial a toda a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

_________________________

Departamento Diocesano de Comunicação: Bom dia Monsenhor Juarez. Esta notícia pegou a todos de surpresa. O senhor algum dia imaginou se tornar um Bispo da Igreja Católica?

Mons. Juarez: Isso eu nunca imaginei. Mas quando a gente diz sim a Deus não podemos depois “colocar a mão no arado e querer voltar atrás”. Então nós temos que confiar em Deus e seguir em frente, e este foi o meu pensamento quando recebi a notícia.

Foi uma surpresa para mim também, mas com a graça de Deus eu pude dizer meu “sim”, como Maria Nossa Mãe Santíssima e também como São Pedro, nosso Padroeiro, e fazer os encaminhamentos necessários para hoje podermos divulgar esta notícia.

DDC: Além desta surpresa que o senhor citou, qual o sentimento após esta nomeação?

MJ: O sentimento é de alegria, porque você sente o seu trabalho valorizado nesse sentido, desde o bom propósito do Seminário, pois isso vem desde o Seminário, procurar ser bom pastor. Hoje inclusive ali no pátio da Catedral, falaram assim: “por onde o senhor passou foi benção”. Isso acho que é resultado de um trabalho que foi feito nas paróquias por onde passei.

Então um sentimento de alegria por isso também, pela minha dedicação e pela minha missão. Agora também um sentimento de tristeza por deixar a Diocese de Cachoeiro, vou para outra missão, que eu ainda não conheço, mas já amo e já quero colocar nas minhas orações a Arquidiocese do Rio de Janeiro. Então tenho essa alegria de também servir a Deus nesta outra Igreja que quero amar e quero servir também.

DDC: Como o senhor entende e sente em relação ao ministério episcopal?

MJ: Eu entendo que é o lugar da unidade. Nós Bispos temos que ser uma referência de unidade, de congregar o povo, os Presbíteros, fazer gerar comunhão na Igreja. E acho que é esse o nosso ministério, de unidade, assim como o Espírito de Deus que nos ilumina, que nos move, poder gerar essa unidade na Igreja e no presbitério.

DDC: Qual recado o senhor deixa a toda a nossa Diocese de Cachoeiro?

MJ: Eu deixo o recado de que vale a pena servir a Deus. A vocação é o grande tesouro da nossa vida. Nós precisamos muito de estar servindo a Deus, essa é a alegria de servir e, nessa alegria, nós estamos sendo chamados para este novo ministério fora da Diocese. Mas para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, em primeiro lugar o agradecimento, amo muito essa Igreja e vou continuar amando, ela fica no meu coração.

DDC:  Ficamos sabendo que hoje haverá uma missa especial na Catedral de São Pedro. O senhor gostaria de estender o convite?

MJ: Sim. Convido a todos para participar da missa em Ação de Graças pela minha nomeação Episcopal. Será presidida por Dom Dario, aqui na Catedral, hoje (07/06), às 18h30.

_________________________

Fica o convite para hoje, às 18h30, a primeira missa do Monsenhor Juarez após sua nomeação como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

O Departamento de Comunicação lança aqui uma campanha. Participe da missa e tire uma foto bem bonita do Monsenhor Juarez. Pode ser dele sozinho, com Dom Dario, com outros Presbíteros, durante a missa, antes, depois, ou até mesmo com você. Depois, envie a imagem para o e-mail diocese@diocesecachoeiro.org.br ou regional2diocesedecachoeiro@gmail.com ou então publique ela em seu perfil no Facebook e marque a nossa Diocese. Amanhã publicaremos as fotos mais bonitas no site da Diocese com o nome da pessoa.

O Departamento Diocesano de Comunicação agradece às pessoas que auxiliaram na entrevista, em especial Lorena Fabres Monteiro (Secretária do Regional II Diocesano), Padre Rogério Guimarães (moderador da Cúria) e ao Monsenhor Juarez Delorto Secco.