30.06.2017

Viva São Pedro!

Diocese de Cachoeiro celebra o dia de seu Padroeiro com procissão, missa, confraternização e coroação de Nossa Senhora

Ontem (29 de junho) a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim celebrou, com imensa alegria, o dia de São Pedro, seu Padroeiro. Logo pela manhã, Monsenhor Juarez Delorto Secco celebrou a santa missa às 9h.

Mas foi às 16h que os fiéis tomaram as ruas e avenidas de Cachoeiro de Itapemirim. A tradicional Procissão de São Pedro saiu da Catedral da Diocese e seguiu toda a extensão da Avenida Beira-Rio, em direção ao Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz.

Foram 3 km de caminhada. Durante o trajeto os fiéis contaram com a presença de padres, Diáconos, Seminaristas, religiosos, do Bispo Diocesano Dom Dario Campos e das imagens de São Pedro e de Nossa Senhora Aparecida, que no dia 28 de junho foi entronizada em nossa Diocese. O Trio-elétrico também acompanhou a multidão, que este ano foi comandado pelo Padre Andherson Franklin Lustoza de Souza, coordenador diocesano de Pastoral.

Santos no meio de nós

Por volta das 16h45, a procissão começou a chegar ao local de realização da missa. Várias pessoas já aguardavam o início da Celebração Eucarística que foi presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos. Quando a multidão adentrou os portões, se unindo às pessoas já presentes, cerca de 8 mil fiéis lotaram o Pavilhão da Ilha da Luz.

Às 17h, as imagens de São Pedro e Nossa Senhora Aparecida foram recepcionadas com muita festa ao adentrarem o recinto, ficando em lugar de destaque em ambos os lados do altar. Dom Dario deu as boas-vindas às milhares de pessoas presentes, agradeceu a presença dos Sacerdotes, Diáconos e religiosos de nossa Diocese e dos Bispos de nossa Província. Em seguida, iniciou a Celebração em Louvou a São Pedro.

Durante a homilia, o Bispo Diocesano passou a palavra para Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória e muito conhecido em todo o sul do estado por já ter pastoreado a Diocese de Cachoeiro. Durante sua fala, Dom Luiz ressaltou que “nós somos pecadores sim, mas há santos entre nós”, fala que lembra muito um dos últimos discursos do Papa Francisco, no qual cita “que é possível sermos santos; rezar, trabalhar, cuidar dos filhos, mas fazer tudo com o coração aberto a Deus, assim nos tornaremos santos”.

Nossa Senhora e Pastoral do mastigo

O dia era de nosso Padroeiro, mas Nossa Senhora Aparecida também ganhou um destaque especial. Após passar por todas as 43 Paróquias da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, e 1050 comunidades, a imagem da Santa Peregrina foi entronizada e ficará na Catedral da Paróquia São Pedro.

Com isso, antes da benção final, a Padroeira do Brasil recebeu uma linda homenagem, sendo coroada por crianças da Diocese, onde a própria santa foi representada por uma delas. Milhares de velas, entregues antes do início da celebração, foram acessas, iluminando o pavilhão e o coração de todas as pessaos.

Ao final, após os agradecimentos a todos os envolvidos pela realização da festa, Dom Dario Campos abençoou a todos. Porém, o Bispo pediu que os presentes não fossem embora, pois a “Pastoral do mastigo” (forma bem-humorada que Dom Dario chama os momentos de partilha) iria começar.

Mais uma vez, a Festa de São Pedro se torna um lindo momento de oração, fé e louvor ao nosso Santo Padroeiro. Viva São Pedro!

Clique aqui e assista ao vídeo de Anadete Pompermaier gravado durante a missa de São Pedro.

Para ver o álbum completo, com 130 fotos da procissão e missa tiradas pelo Departamento de Comunicação, clique aqui ou acesse o Facebook da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Veja 30 imagens registradas pelo: Departamento Diocesano de Comunicação, Secretariado do Regional II Diocesano, Pastoral Diocesana de Comunicação, André Fachetti e Padre Genivaldo Laquini.