05.07.2017

Encontro de CEBs

Padre João Batista Maroni explica a importância do Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base

O Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base do Espírito Santo se aproxima. Sediada na Diocese de São Mateus, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim estará muito bem representada neste importante encontro da Igreja em nosso estado.

Ao todo, 113 pessoas da Diocese de Cachoeiro estarão participando do encontro, que tem início nesta sexta-feira (07/07) e se estende até o domingo, 9 de julho. Serão 17 Presbíteros, 5 Diáconos, 18 Seminaristas, 3 religiosas e 70 leigos e leigas.

Dentre os participantes, estará o Padre Andherson Franklin Lustoza na iluminação bíblica e o Padre João Batista Maroni como assessor. E foi o próprio Padre Maroni que contou ao Departamento Diocesano de Comunicação qual a expectativa para o encontro.

“A expectativa é a melhor possível. Esse Encontro já vem sendo preparado a muito tempo. Em nosso Estado, cada diocese já fez seu Encontro Diocesano. O Encontro Estadual vem como um ‘fechamento’ destes encontros em vista do Encontro Nacional, que será realizado em Londrina, no Paraná. Tudo isso gera ótimas expectativas.

O outro grande aguardo é a expectativa Pastoral. Esperamos que, a partir do Encontro Estadual, nossas comunidades estejam mais inseridas nos acontecimentos e na vida de nosso Estado do Espírito Santo, principalmente nas grandes cidades. Que estejam mais engajadas nas lutas pela moradia, pela não violência, por melhores condições de saúde, educação, transporte e tantas outras coisas de que necessitam nossas cidades, especialmente em suas periferias. As CEBs no Espírito Santo nasceram impulsionadas por desafios semelhantes. Os irmãos que lá estavam liam nesses desafios os apelos de Deus por uma vida melhor e mais digna. Foi a junção de Fé e Vida que fizeram nascer nossas CEBs. Necessitamos reavivar essa junção, fazê-las acontecer com maior intensidade em nossos dias”.

Saúde, Segurança e Sexualidade

Também em relação a importância de um encontro desta dimensão, Padre Maroni ressalta dois pontos, sendo o primeiro que “um Encontro Estadual de CEBs significa um Encontro Estadual de todas as Comunidades Eclesiais, isto é, de todas as comunidades de Igreja do Estado do Espírito Santo. Todas as comunidades de nossas quatro dioceses - Arquidiocese de Vitória e as Dioceses de Cachoeiro, São Mateus e Colatina -  se farão presentes neste encontro, através de seus representantes paroquiais. Daí provêm a primeira e grande importância do Encontro Estadual”.

E o Presbítero completou, afirmando que “a segunda importância provém do tema a ser refletido: ‘CEBs e os desafios no mundo urbano’. Segundo o Censo demográfico de 2010, no Brasil 84,4 % da população reside em áreas urbanas. No Sudeste, onde moramos, essa taxa atinge 92,9 %. Nessa realidade, portanto, deve estar o foco maior da preocupação com a evangelização, o foco maior do trabalho das CEBs. No Encontro Estadual estaremos refletindo este tema.

Com o foco nas áreas urbanas, indagamos o Padre Maroni sobre qual o impacto que o Encontro Estadual terá nas Comunidades Eclesiais de Base de nossa Diocese. Para o Sacerdote, o grande impacto é na consciência da população urbana, a respeitos dos desafios existentes nas diversas localidades na qual nossas CEBs estão inseridas.

“Moradia, mobilidade, violência, meio ambiente e sustentabilidade, o trabalho, a saúde, a educação, a arte, a cultura, o esporte, o lazer, as novas tecnologias, a afetividade/sexualidade. Todos estes pontos são questões pertinentes a serem tratadas pela Igreja, tratadas por nossas CEBs. São questões que fazem parte do cotidiano de quem mora na cidade. As CEBs deverão tratar sobre os ganhos e os desafios gerados pelo desenfreado crescimento de nossas cidades nas últimas décadas. Por estarem inseridas no mundo urbano, as CEBs não podem ignorar tais desafios, cuidando apenas do ‘espiritual’ das pessoas”.

A todos os participantes de nossa Diocese, que o encontro seja um momento pleno de reflexão e revelação. Ao Padre João Batista Maroni, nosso muito obrigado pelas palavras e que com seu discernimento possa auxiliar todos os participantes a alcançarem o verdadeiro objetivo do encontro.