27.02.2023

Padre da Diocese de Cachoeiro é enviado em missão no Moçambique

Padre Antônio desenvolverá o seu apostolado missionário na região metropolitana de Moçambique, na África.

O padre Antônio da Luz Miranda, 51 anos, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, viajará para Moçambique, na África, nos próximos dias para integrar uma equipe missionária junto a Arquidiocese de Beira.

A Celebração de Envio aconteceu nesta quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, na Catedral de São Pedro em Cachoeiro de Itapemirim e reuniu a comunidade paroquial, amigos e familiares. O Bispo Diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, presidiu a celebração que contou ainda com padres de paróquias da cidade. O Momento especial da celebração foi marcado pela entrega da Cruz Missionária ao padre Antônio da Luz.

Padre Antônio desenvolverá o seu apostolado missionário na região metropolitana de Moçambique. A Rádio Diocesana conversou com o padre Antônio, que falou sobre a missão de evangelizar como vivê-la de forma autêntica como cristãos católicos.

Rádio Diocesana: Padre Antônio, o senhor será enviado em missão para Beira, em Moçambique, na África, pela Diocese de Cachoeiro. Como surgiu o desejo de ser missionário fora do Brasil?

Padre Antônio: O desejo pela missão me acompanha desde a infância. Eu sempre quis trabalhar como missionário na África. Fiz esse pedido há 20 anos e, hoje eu recebo com muita alegria esse acolhimento. É uma graça de Deus poder ir em missão. Quando me tornei padre, escolhi ser diocesano, ou seja, nunca deixei de caminhar em comunidade. Mas, a providência de Deus cuidou para que aparecesse esse projeto missionário.

Rádio Diocesana: Esse envio, justamente quando o senhor celebra 20 anos de ordenação, é a confirmação que este foi o momento esperado por Deus para sua missão na África?

Padre Antônio: Sim! Penso que o tempo de Deus não é como o nosso. Por vezes temos pressa, queremos fazer as coisas mas, em obediência a igreja e atendendo suas necessidades, fiz meu melhor na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e, agora recebo a graça ir à Arquidiocese de Beira em Moçambique para realizar este sonho missionário.

Rádio Diocesana: Depois de 20 anos, qual a expectativa do senhor?

Padre Antônio: Por vezes, tenho a impressão de que é um sonho... meu coração está muito alegre. Penso que agora poderei cumprir minha missão.

Rádio Diocesana: Padre, como será evangelizar para pessoas que não são católicas?

Padre Antônio: Ainda vou experimentar isso. Mas, pelo que tenho ouvido, é um diálogo contínuo e o essencial é o testemunho de vida e a convivência fraterna e respeitosa, sem julgamentos.

Rádio Diocesana: Que dia o senhor viaja?

Padre Antônio: Vamos comprar a passagem hoje (22 de fevereiro 2023). Com a passagem, o mais rápido possível estarei viajando para Moçambique e iniciarei o meu trabalho.

Rádio Diocesana: Como o senhor avalia os desafios da Missão na atualidade?

Padre Antonio: Deus gosta desses desafios e nos convida a vivê-los com Ele, que escolhe os pequenos, os pobres, os fracos. Não é preciso fazer muita coisa, ter muita coisa ou ir a um lugar ou a outro, mas abrir-se ao chamado de Deus. Ele mostrará a cada um como ser missionário, cada um deve agir de um modo. É preciso responder a um chamado de Deus, para que não nos limitemos a responder ao questionamento do momento, ao problema da semana.

Rádio Diocesana: Padre Antônio, qual é a importância da missão na vida de um sacerdote?

Padre Antônio: É de suma importância. Nem todos poderão partir para outras regiões, mas esse sair de si, ir ao encontro do outro, descobrir o Cristo nas periferias materiais e existenciais - isso é essencial.

🔷Registros: