27.02.2023

Diocese de Cachoeiro realiza repasse do Calendário Pastoral aos Regionais II e VIII

Os Regionais II e VIII. formados pelas paróquias de Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta receberam, neste sábado, 25 de fevereiro, o repasse do Calendário Pastoral referente ao ano de 2023. O encontro aconteceu no ginásio do Centro Universitário São Camilo em Cachoeiro de Itapemirim, e contou com a direção do Padre João Batista Maroni, Vigário para Ação Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Participaram da reunião, além do Bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, todas as paróquias com seus padres e leigos representantes.

Em consonância com o Ano Missionário acolhendo as indicações da Igreja particular do regional Leste 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a assembleia teve início com a explicação da programação do dia e, entrada do “Trem da CEBS”. O trem representa as comunidades eclesiais que, são as principais destinatárias das propostas apresentadas.

Após as apresentações, iniciaram os anúncios das propostas diocesanas assinaladas pelo Vicariato para Ação Pastoral como prioridades para este ano.

“São 15 anúncios que, de forma lúdica e dinâmica, representarão algumas atividades importantes para este ano, por exemplo, a Romaria da Diocese de Cachoeiro ao Convento da penha no próximo dia 15 de abril. Também foi anunciado a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em agosto deste ano em Lisboa, Portugal,’' contou Padre João Batista Maroni.

Após as apresentações, acolhendo as indicações da Igreja para este ano, os padres Enildo Genésio de Souza e Valdece Schuenck - coordenadores dos regionais II e VIII respectivamente - receberam os projetos anunciados para, posteriormente, serão repassados as paróquias e comunidades de sus regionais.

“É muito importante este encontro. Momento de união e unidade entre os dois regionais. O ‘carro-chefe’ em nossa diocese são as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Por isso, após essa assembleia, entregaremos impresso as paróquia o calendário dos nossos regionais, para que o mesmo seja repassado as CEBs”, contou Pe. Enildo.

🔷 Registros